O governador paulista, José Serra (PSDB), aparece com boa vantagem nas intenções de voto a presidente da República em um cenário sem Ciro Gomes (PSB), apesar de sua principal adversária, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ter avançado na pesquisa do Datafolha publicada neste domingo (28).
Realizada dias 24 e 25 de fevereiro, a pesquisa revelou que, sem o nome do PSB, o pré-candidato tucano passou a 38 por cento em relação ao levantamento feito em dezembro, quando tinha 40 por cento. Dilma avançou 5 pontos percentuais, para 31 por cento.
Uma semana depois de ter sido lançada pelo PT pré-candidata à Presidência, Dilma registrou vantagem em uma eventual disputa com o governador mineiro Aécio Neves. Neste cenário, ela aparece com 30 por cento das intenções de voto, enquanto Ciro fica estável em 21 por cento e Aécio cai para 13 por cento.
Sem Serra e Ciro na corrida presidencial, Dilma lidera com 34 por cento, enquanto Aécio é visto com 18 por cento das intenções de voto.
No cenário com Ciro Gomes concorrendo à Presidência, Serra cai cinco pontos percentuais, para 32 por cento, enquanto Dilma avança na mesma proporção, para 28 por cento, segundo o Datafolha.
A pré-candidata do PV, Marina Silva, registrou pouca oscilação em fevereiro em relação à pesquisa de dezembro e aparece estável com 8 por cento no cenário com Ciro e com 10 por cento na pesquisa sem o nome do PSB.
Em uma simulação de segundo turno, a vantagem do tucano caiu de 49 por cento para 45 por cento contra 41 por cento da pré-candidata petista, que em dezembro tinha 34 por cento, mostrou a pesquisa. Na disputa com Aécio, Dilma venceria com 48 por cento dos votos, ante 26 por cento do governador de Minas Gerais.
A pesquisa publicada neste domingo no jornal Folha de S.Paulo ouviu 2.623 pessoas maiores de 16 anos. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Serra e Dilma estariam no limite do empate técnico, mas com os números da sondagem, isso seria estatisticamente improvável.
No início do mês, pesquisa da CNT/Sensus já apontava para evolução crescente de Dilma. Na ocasião, a ministra havia avançado 6,1 pontos percentuais em cenário de primeiro turno com quatro candidatos na comparação com a pesquisa anterior, de novembro.
No levantamento, Dilma chegou a 27,8 por cento das intenções de voto, enquanto Serra passou de 31,8 por cento para 33,2 por cento.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Deixe sua opinião