"Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta".
Dilma Rousseff, presidente da República
****** "Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso país. Itamar foi um companheiro inexcedível durante o período em que militamos juntos na política. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais."
Fernando Collor, senador e ex-presidente (PTB-AL)
******
"O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo."
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República (PT) ******
"Itamar marcou a vida política do país com sua personalidade inconfundível e extraordinário trabalho que desenvolveu a favor do povo, com honestidade e honradez. E, sobretudo, porque foi no seu governo que o povo encontrou a estabilidade econômica com o Plano Real."
José Sarney, presidente do Senado e ex-presidente (PMDB-AP)
******
"Itamar tinha uma notável capacidade de se indignar com os desvios éticos. Era linha dura na defesa dos interesses públicos. O Brasil perdeu um homem público exemplar que deixa relevantes contribuições para o país e lições para nós brasileiros."
Beto Richa, governador do Paraná (PSDB) ******
"Itamar era caracterizado, primeiro, por ter um comportamento ético e irretocável e, segundo, por ser uma pessoa persistente. Quando tinha um objetivo, ele ia lá."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente de República
******
"Trazia em si o espírito das montanhas de Minas Gerais e representou como poucos seu estado. Foi prefeito inovador, senador diligente e, quando o pais precisou, ousou na área econômica implantado o Plano Real."
Michel Temer (PMDB), vice-presidente da República
******
"Lamento a morte dele, que foi um grande político e um grande exemplo para os demais. Itamar era um homem muito sério e bem intencionado e que fundamentou as bases da economia para o Brasil se tornar o grande país que é hoje."
José Eduardo de Andrade Vieira, ex-senador pelo Paraná e ex-ministro da Indústria, Comércio e Turismo e da Agricultura no governo Itamar ******
"Itamar foi bom para Minas e para o Brasil. Graças à sua luta, a Cemig e Furnas não estão privatizadas. Foi grande na luta contra a ditadura militar. Convivi com ele no Senado, onde tivemos debates duros, porém respeitosos e a favor do que entendíamos ser melhor para o país."
Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil
******
"Em um tempo em que a dignidade é um produto em falta na prateleira política nacional, o desaparecimento de Itamar é uma perda irreparável."
Alvaro Dias, senador (PSDB-PR)
******
"Itamar Franco foi o grande responsável pela estabilização econômica do país ao criar o Plano Real. Foi ele também que promoveu um grande avanço na área da saúde ao iniciar, junto com o ministro Jamil Haddad, a criação dos medicamentos genéricos."
Luciano Ducci (PSB), prefeito de Curitiba
******
"Como presidente da República, será sempre lembrado como aquele que encerrou o ciclo da inflação, como autor do Plano Real. Minas Gerais está em luto, estamos muito tristes com o falecimento do senador Itamar".
Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais (PSDB)
******
"Sua honestidade, simplicidade e capacidade de agregar pessoas foram preponderantes para unir o Brasil em um momento delicado."
Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo
******
"Ele assumiu a Presidência da República num período conturbado da política nacional, mas com sua credibilidade e liderança conquistou estabilidade política e desempenhou papel importante na consolidação da democracia. Itamar foi um grande brasileiro, respeitado por todos, que escreveu seu nome na história do Pais".
Gilbert Kassab (PSD), prefeito de São Paulo
******
"A oposição e o Brasil perdem sem a presença do presidente Itamar Franco. Era ele um dos principais guias da oposição no Senado. Dia triste."
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), deputado federal, pelo twitter
******
"Morre um grande brasileiro, que deu ao Brasil as estabilidades política e monetária num momento crucial da vida nacional."
Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro
******
"No Executivo ou no Legislativo, sua trajetória se confunde com os principais momentos da história política do Brasil nas últimas décadas. Foi o presidente responsável pela mudança do rumo da história econômica do país, com o Plano Real e a conquista da estabilidade."
Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro
******
"A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências, que inspirava respeito. O Brasil perde um homem decente."
José Agripino, presidente nacional do DEM
******
"Um homem público que fará falta ao país pela coragem em defender as suas posições, pela luta incansável em prol da soberania do Brasil, de Minas Gerais e da Justiça".
Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte (PSB-MG)
******
"Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. Com sua firmeza e inteligência, assumiu a Presidência da República num dos momentos mais conturbados pós-ditadura [o impeachment de Fernando Collor] e deu início a uma verdadeira virada nos rumos do país. Foi com Itamar e o Plano Real, lançado em seu governo, que o país se livrou da inflação galopante, começou a se desenvolver e ganhar respeito internacional. O Brasil deve muito a esse grande homem."
Roberto Freire, deputado federal e presidente do PPS ******
"Temos que vê-lo como um homem público da maior relevância para o país. Na política, sempre deixou sua marca republicana, atento a tudo. Sempre chamando a responsabilidade do homem, do brasileiro, para o futuro. O PPS perde uma grande liderança e o Brasil um grande político."
Rubens Bueno, deputado federal (PPS-PR) ******
"Ele foi um homem público completo, intransigente nos valores, nos princípios e objetivos durante toda sua vida. Se pudéssemos ter um sinônimo para coerência, seria Itamar."
Aécio Neves, senador (PSDB-MG) ******
"É uma grande perda, não só por suas marcas, mas pelo desempenho dele no Senado. Ele mostrava denúncias, críticas, cobranças. Cada vez em que ele se levantava para falar, nós todos parávamos para ouvir."
Cristóvam Buarque, senador (PDT-DF)
Deixe sua opinião