Mesário mais antigo
O paranaense José Carlos Mello Rocha, 77 anos é o mesário mais antigo do país e já atuou como garoto propaganda da Justiça eleitoral em campanha de convocação de mesários, em 2004
Os juízes eleitorais precisam convocar os mesários que irão trabalhar nas eleições municipais de outubro até esta quarta-feira (6). O mesário paranaense é quem terá mais tranqüilidade, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cada mesário será responsável por 61 eleitores.
Segundo o TSE, existem 119.370 mesários no Paraná para atender 7.299.999 votantes. No Rio de Janeiro, com 123.576 mesários para 11.259.336 eleitores a conta será mais apertada. Cada mesário será responsável por 91 eleitores.
A intimação para a convocação dos mesários tem de ser publicada em jornal oficial. Caso o município não tenha o diário, a nomeação será divulgada no cartório eleitoral. Segundo o TSE, os convocados vão passar por um treinamento.
O Brasil irá ter um total de 1.660.796 mesários, que estarão divididos nas 400.303 seções de votação.
São Paulo, que tem o maior colégio eleitoral, é o estado com o maior número de mesários: 325.634. Roraima é quem terá menos: 3.288.
Punição
O eleitor convocado que não comparecer no local de trabalho no dia da votação no horário determinado sem apresentar uma justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias pode receber multa de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral. Caso seja servidor público, a pena é de 15 dias de suspensão sem salário.
As penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos.
“A era de ouro dos EUA começa agora”, diz Trump em discurso como novo presidente
Trump confirma declaração de emergência nacional na fronteira e envio de tropas
Biden concede indulto a membros da família minutos antes de deixar o poder
Direita brasileira aposta em Trump para superar impasse institucional no país
Deixe sua opinião