Protestos contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, a chamada PEC do teto de gastos, causaram confronto em pelo menos duas capitais do país nesta terça-feira (13). Em Brasília, manifestantes interditaram diversas vias na zona central, com vários grupos se espalharando no entorno da rodoviária. Um ônibus foi queimado. Já em São Paulo, centenas se concentraram na Avenida Paulista e o ato, que vinha sendo pacífico, se transformou em violência em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Veja mais fotos do protesto em Brasília
Em Curitiba, protesto contra a PEC do teto inicia marcha pelas ruas do Centro
Leia a matéria completaA sede da associação industrial foi alvo de uma tentativa de invasão. Imagens captadas pela GloboNews mostraram manifestantes forçando os portões do prédio e soltando bombas em rojões em direção ao seu interior.
Na capital paulista, o protesto teve concentração na altura da Praça dos Ciclistas, esquina com a Consolação. Com bandeiras de sindicatos e movimentos sociais como MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e Frente Povo Sem Medo, os manifestantes planejaram caminhar por toda extensão da via, mas pararam em frente ao prédio da Fiesp.
Em Brasília, horas após a aprovação em segundo turno da PEC do teto de gastos no Senado, pequenos grupos se espalharam no entorno da rodoviária e foram registrados confrontos entre policiais e manifestantes.
Há relatos de que um policial teria sido ferido. Manifestantes, por sua vez, citam que houve uso de balas de borracha para dispersão dos grupos. A Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública não confirmam as informações e devem divulgar boletim com detalhes. A Esplanada dos Ministérios foi interditada logo após as 6 horas na expectativa de manifestações, mas não houve registro de problemas durante a manhã e o início da tarde.
Sede da TV Globo na capital federal tem segurança reforçada
No início da noite, com a movimentação de manifestantes contrários à PEC 55, foi criado forte esquema de segurança no entorno da sede da TV Globo localizada no início da Asa Norte. Também havia registro de grupos de manifestantes na quadra 302 Norte - local de residência de muitos parlamentares.
Funcionários da TV montaram uma barreira metálica na portaria principal da emissora, há dois helicópteros da polícia sobrevoando a região e pelo menos sete viaturas estão no local. Pelo menos uma pessoa foi detida em frente à sede da emissora.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie
Deixe sua opinião