O presidente do Senado, Renan Calh e iros (PMDB-AL) irá criar uma comissão de sistematização entre os dias 1 e 17 de julho para votar todos os temas da reforma política até o recesso de julho. A ideia do peemedebista, é receber os textos aprovados pela Câmara na primeira semana de julho e agilizar prazos e discussões nesta comissão.
Renan defende mudanças em alguns temas aprovados pelos deputados, como a redução do mandato dos senadores dos atuais oito para cinco anos e dar maior transparência ao financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais.
“É importante que se dê transparência à atuação dos partidos, que agem de forma cartorial muitas vezes”, disse o presidente do Senado, defendendo a instituição de teto de contribuição das empresas aos partidos e também aos gastos das campanhas eleitorais.
Sobre o eventual veto da presidente Dilma Rousseff à fórmula 85/95 para a aposentadoria, aprovada pelo Congresso e que, na prática, substitui o fator previdenciário, Renan afirmou: “Vamos perseverar para que não vete. Se isso ocorrer, o presidente do Senado avalia que o Congresso discutirá com o governo alternativas antes do prazo de votação para eventual derrubada do veto”.
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Como a alta nas tarifas anunciada por Trump pode afetar o Brasil
Moraes nega recurso e mantém proibição de viagem de Bolsonaro à posse de Trump
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião