O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai conceder neste domingo (3) a Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz, ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado, reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros como reconhecimento de gratidão dos paulistas em virtude dos serviços de excepcional relevância prestados.
O último estrangeiro condecorado pelo governador com a Ordem do Ipiranga foi o teólogo Heinz Dressel, líder do movimento contra regimes totalitários no Cone Sul nas décadas de 70 e 80.
O ex-presidente americano veio ao Brasil para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele quer do governo um compromisso com o direito de acesso a informações públicas.
Um dos principais defensores da causa no mundo nos últimos anos, Carter tem se encontrado com chefes de Estado de vários países para cobrar uma postura das nações em relação à transparência dos dados públicos. Na última semana, ele esteve com os presidentes do Peru, do Equador e da Bolívia.
O ex-presidente americano, que preside o Carter Center - organização sem fins lucrativos fundada em 1982 - , reuniu no Peru 115 pessoas de 18 países na semana passada para discutir a promoção do direito de acesso à informação nas Américas. A conferência, que terminou quinta, apontou a fragilidade desse direito em grande parte da região. Muitos países ainda não têm lei específica.
Itaipu produz mais energia para o Paraguai e reduz fatia ao Brasil
Israel confirma ter recebido lista de reféns e cessar-fogo tem início na Faixa de Gaza
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Deixe sua opinião