O vereador de Curitiba José Carlos Chicarelli (PSDC) apresentou um projeto de lei que obriga que todas as placas inaugurais do município tenham a frase “Deus seja louvado”. Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é normatizar essas placas para evitar que autoridades sejam “esquecidas” por razões políticas. Entretanto, ele inclui também a expressão, argumentando que Deus “é grande” e 93% da população de Curitiba é religiosa.
O projeto determina que todas as placas inaugurais apresentem também o brasão do município, nome da obra, data de inauguração e o nome do prefeito e do vice-prefeito. “Tal normatização desses dados é importante, para que não seja feita discriminação, por divergências políticas de alguma autoridade, o que muitas vezes ocorre principalmente na troca de uma gestão para outra”, diz a justificativa do projeto.
O último item, entretanto, determina que a prefeitura coloque a frase “Deus seja louvado” em todas as novas placas de inauguração. “O fato a ser ressaltado é a utilização da expressão ‘Deus seja louvado’, pois temos que louvar Seu nome porque Ele é grande”, diz o vereador na justificativa. Chicarelli é um dos vereadores da frente parlamentar evangélica.
Além disso, o vereador argumenta também que a maioria da população de Curitiba é religiosa. “Apesar de possuir a maioria da sua população católica, Curitiba é uma cidade que aceita e abraça todos os credos, respeitando a todos. É por isso que a religião é parte tão importante da cultura curitibana, uma vez que revela a pluralidade dos povos que ajudaram construí-la”, diz.
“Sendo assim, ao gravarmos “Deus seja Louvado” nas obras estaremos exaltando e evidenciando ainda mais o altíssimo, pelo momento em que vivemos e o trabalho que nos é abençoado”, completa.
O projeto foi apresentado no dia 28 de outubro, e está sendo analisado pela biblioteca da Câmara, que verifica se há proposta ou lei similar. Depois, ele segue para a Comissão de Legislação e Justiça da Casa, responsável pela análise da sua constitucionalidade.
Eleição de Trump ajuda na alta do dólar, mas maior vilão foram gastos excessivos de Lula
Empresas que controlam prisões privadas esperam lucrar com deportações prometidas por Trump
Peter Thiel, o bilionário que emplacou o vice de Trump e deve influenciar o governo
Lula fecha os olhos ao drama das crianças ucranianas
Deixe sua opinião