• Carregando...
mercado de trabalho
Desemprego ficou abaixo de 10% pela primeira vez desde 2016.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nunca antes na história deste país, segundo o IBGE, houve tanta gente em emprego formal. 97,5 milhões de brasileiros. É recorde. Isso que o dado não conta os informais, aqueles que estão vendendo na internet, que estão no Uber, que resolveram ser microempresa, média empresa, pequena empresa, já são donos de seu nariz. É muita gente. O brasileiro é empreendedor, e está crescendo esse número de gente formal no emprego. No último trimestre aumentou em 2,3 milhões.

E os nossos números de desemprego já estão abaixo de 10%. O governo Dilma deixou um rastro de caos, -7% de crescimento, somando tudo. O governo anterior fez esse gigantesco ralo, levando dinheiro do povo, mas agora está sobrando para dar auxílio. Antes faltava, era déficit atrás de déficit. Agora é superávit. E o governo está reduzindo o tamanho dos impostos, é incrível.

Agilidade do BC brasileiro no combate à inflação é exemplo

O Banco Central brasileiro agiu muito mais rápido que o Banco Central americano, que só agora acordou. Jerome Powell precisa aprender com Roberto Campos Neto e com o Copom brasileiro. No mês de junho a inflação está abaixo de 0,6%, ou seja, seguraram as rédeas. E isso está despertando os europeus, que olham para dentro de si próprios, cheios de problemas de inflação, energia mais cara, tudo mais caro. Estão investindo no Brasil. A Renault e a Volvo, no Paraná, estão fazendo investimentos que, somados, dão quase R$ 3 bilhões em carros ultramodernos.

Proibição de despejo e reintegração de posse é ataque a cláusula pétrea

A gente fica triste quando vê o ministro Barroso prorrogando o que já prorrogou por duas vezes. Aquela proibição de despejo de locatário que não paga aluguel e de reintegração de posse, para tirar gente que invadiu a propriedade alheia. Isso é uma clara invasão do Poder Legislativo constituinte e do Poder Executivo. E, sobretudo, desrespeito ao artigo 5.º da Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei. Todo mundo que mora no Brasil tem direito à inviolabilidade, direito à vida e direito à propriedade – está na mesma linha. Este é o enfraquecimento de um direito que é cláusula pétrea, o direito de propriedade; isso atinge viúvas, aposentados, que comem graças ao aluguel que recebem. Ou, então, propriedades rurais que foram invadidas, mas não pode haver reintegração de posse; isso é muito perigoso, porque a pessoa vai lá retomar pessoalmente. É o Supremo mudando a Constituição sem ter tido um voto sequer para ser constituinte. É uma pena que aconteça isso.

Por que o STF quer monitorar redes sociais?

O senador Girão conseguiu mais um requerimento aprovado na Comissão de Controle e Fiscalização do Senado, agora para saber que história é essa de o Supremo contratar um aplicativo para monitorar rede social. É o que tinha no tempo do governo militar, departamento de censura. E a censura é proibida pelo artigo 220 da Constituição. Que história é essa de monitorar redes sociais? O senador quer saber como funciona isso e quanto nós, contribuintes, estamos pagando por esse contrato. É um requerimento que vem a calhar, porque está em nome de todo o povo brasileiro, que é a origem do poder.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]