O Brasil é campeão do mundo em mais uma: exportações de algodão. Exportamos, por ano, 2,7 milhões de toneladas. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 2,5 milhões. Ganhamos dos EUA, tradicional produtor de algodão desde os tempos da escravidão, antes da Guerra Civil Americana. E ganhamos graças ao agro, principalmente graças ao Mato Grosso.
Sabe quem é o nosso principal comprador? Quase um quarto de toda a produção de roupas da China usa algodão brasileiro. Assim como é com o minério de ferro, que a gente manda para a China para depois importar trilhos ou automóveis feitos com o nosso minério, nós compramos também as blusinhas e o vestuário dos chineses.
Por que é assim? O agro mostrou serviço, produziu algodão. E a nossa indústria têxtil, por que não usa a nossa matéria-prima para fazer o tecido, a roupa, e transformar o Brasil também em grande exportador de vestuário? Será que é porque aqui tem CLT atrapalhando e na China não tem? Será por causa do imposto muito alto, do custo Brasil, da burocracia? A China também tem burocracia, mas eles estão vendendo blusinha para nós, importando o nosso algodão. E agora tem uma reforma tributária; será que vai resolver? Uma blusa paga 30% de imposto; vai cair para 27%.
WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia
Por isso que o Paraguai está atraindo a indústria brasileira. O imposto por lá é desse tamanhozinho. É fácil empregar, é fácil exportar. E a nossa produção científica e tecnológica vem caindo nesses dois últimos anos.
Pantanal segue em chamas, sem protestos de artistas
Os filhotes e as mães no Pantanal estão morrendo queimados. Os filhotes não podem sair e as mães não os abandonam. É assim para animais de pena, animais de pelo, répteis. É horrível. E o pessoal do SOS Pantanal está dizendo que é falta de prevenção.
Em 2020 os artistas botaram a boca no mundo. Os artistas daqui, o Leonardo Di Caprio, do Titanic, a Greta Thunberg. Hoje está todo mundo calado. Por quê? A tragédia de 2020 foi multiplicada por quase seis vezes. E o pessoal que conhece me conta que é porque não querem deixar o gado pastar; o capim cresce, fica seco e o fogo se alastra, não estão conseguindo vencer.
Reportagens continuam escancarando violações de Moraes ao devido processo legal
A Folha de S.Paulo continua publicando as conversas obtidas dentro do gabinete de Alexandre de Moraes, segundo o jornalista americano Glenn Greenwald. Ele disse que saiu tudo de lá, os 6 gigabytes. Agora ficamos sabendo que Alexandre de Moraes teria usado o TSE para investigar as pessoas que fizeram manifestações em novembro de 2022, lá em Nova York, durante aquele evento do João Doria; ministros do Supremo participaram e foram vaiados, xingados na frente do hotel.
Outra coisa incrível é o que a Gazeta do Povo está mostrando: o jornal tentou entrar em contato com o mesmo e-mail que o Supremo usou para intimar a diretora do X, só que o e-mail não existe. Volta com mensagem de erro, o endereço está errado. Mesmo assim ela foi intimada, está decretada a prisão dela, e se em 48 horas ela não se apresentar tem multa de R$ 20 mil por dia. Só que o e-mail não chegou, ela não ficou sabendo! E antes disso intimaram a pessoa errada, que não era mais diretor do X desde abril – bastava olhar na Junta Comercial, porque a informação é pública.
E a CNN mostrou a quantas anda o devido processo legal. Um delegado federal intimou o X a entregar todos os dados, inclusive cartão bancário, cartão de crédito, conta bancária e endereço, de um deputado, que é protegido pela imunidade parlamentar, como diz o artigo 53 da Constituição. O X respondeu que só enviara os dados com ordem judicial.
Assim vai o devido processo legal. E a Constituição de 5 de outubro de 1988, onde está? O artigo 5.º, o artigo 220? É ela que nos dá segurança jurídica. Ou nos daria.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião