• Carregando...
PF deflagrou operação Campanile após investigar desvio de recursos do combate à pandemia
PF deflagrou operação Campanile após investigar desvio de recursos do combate à pandemia| Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dos filhos do ex-ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, Márcio Lobão e Edison Lobão Filho. A PF investiga qual o envolvimento dos filhos e do pai no esquema.

Além disso, foram cumpridos mandados no Rio de Janeiro, em Brasília, em São Luís, Angra dos Reis e em São Paulo. A operação apura um esquema de fraude no “caráter competitivo“ da Transpetro, uma das subsidiárias da Petrobras.

Há indícios de que, enquanto Lobão era ministro entre 2008 e 2014, alguns contratos da subsidiária teriam arrecadado R$ 12 milhões de pagamentos em propinas.

Eu acredito que esse valor é maior. Isso porque foram apreendidos um helicóptero, carros de luxo e 100 obras de arte. Aliás, era desse modo que o dinheiro era lavado, com aquisições de obras de arte. Por isso o nome da operação é Vernissage, um encontro cultural que expõe pintores, escultores e fotógrafos.

Veja Também:

Desviar recursos de combate à pandemia é crime hediondo

A Operação Campanile apura fraudes em contratos sem licitações na Secretaria Estadual de Saúde do Piauí. O dinheiro da pandemia está sendo desviado, e o governador estava fazendo campanha para a aquisição de vacinas. Ele se dizia preocupado.

Eu acho que desviar recursos de combate à pandemia é crime hediondo. Esses se aproveitam do medo da população. É terrível.

A eficácia da Coronavac

Saiu os resultados de eficácia da Coronavac. O Instituto Butantan atestou que o imunizante tem 50,38% de eficácia. Ou seja, meio a meio. A vacina foi aplicada em 4,6 mil e 85% se infectaram; dos 4,5 mil que receberam placebo, 167 se infectaram.

A porcentagem mínima aceita pela OMS e pela Anvisa é de 50%, portanto, a CoronaVac passou nos testes. Em entrevista à CNN, o ex-diretor do Instituto Butantan Jorge Kalil afirmou que é preciso saber quantos idosos participaram dos testes, porque isso é essencial.

Eu não acredito muito nessas previsões da inflação

A inflação de 2020 foi de 4,5%. Eu, que vivi em uma época em que a inflação estava a 5.000% ao ano, acho isso extraordinário. O índice ficou acima da meta, de 4%, mas, foi quase.

Além disso, estávamos em um ano de pandemia. Empresas foram fechadas e empregos perdidos. A inflação resistiu. Uma prova é o prêmio de banqueiro central do ano, da revista The Banker, concedido a Roberto Campos Neto.

A previsão de inflação para 2021 é de 3,31% – eu não acredito muito nessas previsões. Não sei porque tentam ser tão precisos, seria mais razoável estimar uma média de 3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]