Publicidade
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Justiça

Juiz afastado por furtar champanhe substituiu Moro quando acabaram com a Lava Jato

Eduardo Appio, o ex-titular da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba. (Foto: Bruno Peres / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Aeroporto fechado

Ontem, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado porque um jatinho saiu da pista durante o pouso e foi parar no gramado. Era um Phenom 100, de 2009, fabricado pela Embraer. Havia apenas o piloto e, provavelmente, o copiloto.

Mas há uma boa notícia: a Embraer acaba de homologar o Phenom 300EV, que já está certificado pela ANAC, pela americana FAA e pela EASA, da Europa. Ou seja, o jato está homologado para ser vendido tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

E sabe o que ele faz? Pousa sozinho. Provavelmente, não teria saído da pista se fosse um Phenom 300EV. Afinal, às vezes o piloto se atrapalha, ou surge uma condição de vento diferente. E o Santos Dumont é praticamente um porta-aviões: ali é pousar ou decolar com o espaço que tem.

Mas, voltando ao Phenom 300EV, ele é um orgulho. E digo orgulho porque acompanhei Ozires Silva quando ele estava buscando motores para equipar os aviões, quando estava criando a Embraer. Hoje, esse jatinho é equipado com dois motores Pratt & Whitney, voa a 860 km/h, tem autonomia de quase 4 mil quilômetros e custa cerca de R$ 70 milhões. O Phenom 300 pode levar de sete a 11 passageiros.

O Phenom teve um único acidente — que eu nem sei se foi bem um acidente. Foi na Inglaterra, e morreram apenas o piloto e três passageiros, parentes de Bin Laden.

Recordista

Mais uma notícia que não é política: um brasileiro é o recordista mundial dos 400 metros com barreiras. Alison dos Santos superou o recorde em Zurique, num evento de atletismo, ao completar a prova em menos de 46 segundos. O recorde anterior vinha das Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Ele foi lá e superou o recorde. Muito bom, gente.

Appio afastado

E tem essa história do juiz Eduardo Appio, o juiz federal que substituiu Sérgio Moro e fez e desfez muita coisa e que agora está afastado. O afastamento foi confirmado pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. Terrível.

Ele foi filmado. As imagens estão lá, ao vivo. E ele, pensando que era muito esperto, furtando champanhe francesa — claro, se não fosse francesa, não seria champanhe —: duas garrafas de Moët & Chandon. Dizem que cada uma custa uns R$ 400.

Espumante gaúcho é tão bom quanto e bem mais barato. Mas um juiz federal furtando mercadoria em supermercado e sendo flagrado em Blumenau? Isso não basta o afastamento. Acho que a própria publicação da notícia nos faz pensar: “Puxa, esse sujeito mora no mesmo país que eu, está submetido às mesmas leis que eu e é um juiz de direito. Ele deveria ser, justamente como juiz, o supremo exemplo de cumprimento das leis, da ética e da moral”.

Por isso eu digo: nossa crise é moral.

Veja o Supremo. Está lá a Constituição; eles são os guardiões da Constituição. A gente lê a Constituição e vê o que o juiz fez. Por exemplo, nessa questão das terras indígenas. Eu não sei se é o artigo 351 o número, mas está escrito que são indígenas as terras que eles ocupam. Ou seja, não é o que vierem a ocupar. São as terras que ocupavam no dia da promulgação da Constituição.

Mas estão mudando isso. Inclusive, o Congresso teve que fazer uma lei para evitar que o Supremo fingisse que não sabia tempo de verbo.

É incrível! E agora a gente tem essa questão desse juiz.

Lulinha

E, por fim, o registro: terremoto lá no Tibete. Provavelmente foi isso que soltou a geleira e causou toda aquela tragédia.

Agora, vocês notaram como a mídia brasileira está usando isso para não falar do Lulinha?

É que agora estão anunciando que não encontraram nenhum dinheiro público no filme do Bolsonaro, o “Dark Horse”. Então só vai restar discutir Vorcaro em outros setores. Por ali, não vai dar.

Não sei se Flávio chamou Vorcaro de irmão para cobrar o patrocínio, mas é um patrocínio privado. Não tem nada de Lei Rouanet.

E aí temos o Lulinha: o Lula está sendo o lobista do filho, que é lobista, porque fala com o advogado do filho. Agora dizem que ele está recomendando que o diretor da Polícia Federal procure o ministro André Mendonça para conversar.

Tem jornal que não entendeu. Diz que Lula mandou fazer uma reunião entre André Mendonça e o diretor da Polícia Federal.

Será que algum jornalista acha que Lula manda em ministro do Supremo?

Para começar, isso é impossível, porque o artigo 2º da Constituição diz que os Poderes são harmônicos e independentes. Eu sei que o Supremo não liga muito para isso e se mete a legislar. Está fazendo até nova Constituição.

Pensam que são constituintes. É incrível.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.