Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Terno e sapatênis

Nota zero em estilo para Lula e Alcolumbre no Japão

Lula no Japão
Lula e Davi Alcolumbre usando sapatênis em chegada ao Japão. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Outro dia eu fui levado a um engano, porque o presidente Lula, que está no Japão, trocou de avião no Texas; saiu do avião presidencial e entrou em uma outra aeronave da Força Aérea Brasileira. Mas é um KC-30; eu tinha confundido com o KC-390. O KC-30 é um Airbus 330-200, é um avião grande. A sigla “KC” significa “carga e reabastecimento em voo”. É um avião que deu mais autonomia para o presidente chegar a Tóquio.

E ainda estou escandalizado, acho uma falta de elegância, ver um presidente da República e um presidente do Senado, com terno, gravata e sapatênis, com um solado branco aparecendo. Não combina. Nos meus tempos de faculdade, em 1968, lembro que o Pierre Trudeau, primeiro-ministro do Canadá e pai de Justin Trudeau, fez sucesso usando tênis. Hoje é um modismo, mas não pega, é uma combinação horrível.

A primeira-dama Janja foi uma semana antes de Lula, e do Japão vai a Paris, a convite de Emmanuel Macron. Deve fazer um discurso em uma conferência sobre alimentação. Aliás, em Paris come-se muito bem, não?

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

Banqueiros devem estar muito felizes com o “empréstimo do Lula”

E, falando em comer bem, quem será que vai comer o FGTS dos trabalhadores com carteira assinada pela CLT? Estou me referindo ao tal empréstimo consignado. Eu já falei disso e o Estadão continua falando no assunto; afirmou, no seu editorial, que teria sido uma ideia muito melhor simplesmente liberar o Fundo de Garantia para quem estivesse endividado, sem condições de pagar, assim como se libera o FGTS em emergências médicas, compra de imóvel ou aposentadoria. Mas não, vai ter de passar pelos bancos, que vão faturar os juros, com a absoluta garantia de que o empréstimo será pago, porque, se a pessoa não puder pagar, vai sair do FGTS dela ou, no caso de demissão, sair daquela indenização.

Está tudo garantido para o banqueiro, que deve estar muito satisfeito. Perdeu um pouquinho com o Pix, mas agora vai ganhar com o “empréstimo de Lula”, como disse a ministra Gleisi Hoffmann. É um empréstimo que muita gente vai fazer para transferir para o crédito consignado o empréstimo ao consumidor, que está pagando um juro altíssimo, como eu mostrei outro dia: hoje são 6% de juros, vão passar a pagar 2%, que ainda é um juro muito caro porque não é ao ano, é ao mês! Juros de 2% ao ano são ótimos na Europa, por exemplo, para um aplicador. Aqui, as pessoas endividadas vão pagar isso todo mês.

VEJA TAMBÉM:

Trump consegue trégua entre Rússia e Ucrânia no Mar Negro

Mais uma vitória do governo Trump com essa trégua no Mar Negro, onde estão a Crimeia, Sebastopol, Ialta, Odessa, muitos nomes conhecidos da história. Aliás, quem estudou história antiga sabe muito bem que, para os gregos, o Mar Negro era o “Ponto Euxino”. Agora não pode mais usar navios, aviões, armas de guerra no Mar Negro, para garantir a navegação. E isso vai influenciar a navegação da Ucrânia, da Geórgia, da Moldávia, da Turquia, da Romênia e da Bulgária. Sabem onde fizeram o acordo? Não foi em torno de uma mesa de bar, com cervejinha, como sugeriu o presidente do Brasil (que vergonha!); foi em Riad, capital da Arábia Saudita, que está bancando isso.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.