Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

"Possibilidade de tentativa de fuga"

Moraes impede Bolsonaro de ir à posse de Trump

Moraes Bolsonaro posse trump
Donald Trump e Jair Bolsonaro, durante evento em 2020. (Foto: Alan Santos/Presidência da República/Arquivo)

O ministro Alexandre de Moraes, que mandou tirar o passaporte de Jair Bolsonaro, não vai devolvê-lo para que o ex-presidente brasileiro possa ir à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segunda-feira que vem, na Casa Branca. Trump é amigo de Bolsonaro, os dois têm afinidades, e daí veio esse convite muito especial.

Segundo a agência oficial, Moraes alega que o comportamento de Bolsonaro tem indicado a “possibilidade de tentativa de fuga” do Brasil. Imaginem se Bolsonaro vai fugir, vai dizer “olha, eu estou fugindo porque eu sou golpista”. Equivaleria a uma confissão. Mas não: Bolsonaro pediu o passaporte e prometeu devolvê-lo quando voltasse, depois de cinco dias.

Essa história de “possibilidade de tentativa”, aliás, está parecida com o caso do “golpe”. Tudo “tentativa”. E lembremos que a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que não houve crime no caso de um sujeito que cortou um cadeado, entrou armado na casa, mas não roubou nada, foi impedido de roubar. Isso foi apenas preparação, não configurou crime, disse o STJ. E agora Moraes diz que Bolsonaro “já estaria se preparando” para fugir do Brasil... Quem vai, então, é Michelle Bolsonaro, que certamente vai brilhar na Casa Branca e provocar alguma reação da Janja. Não há como não lembrar disso e fazer essa comparação.

Mudou o ministro, mas redes sociais do governo ainda estão com Janja

Falando nisso, Janja continua comandando as redes sociais na Secretaria de Comunicação. O novo ministro, Sidônio Palmeira, pôs outra pessoa, mas para isso teve de submeter a escolha a Lula. E ele, claro, perguntou para a Janja. O nomeado ainda vai ficar ligado ao gabinete de Lula, quer dizer, à Janja. 

Maduro diz bobagem e provoca crise entre EUA e Brasil

Um senador norte-americano, Rick Scott, republicano que representa a Flórida, ouviu as declarações de Nicolás Maduro sugerindo o uso de uma tropa brasileira para invadir e libertar Porto Rico dos Estados Unidos. Agora, Scott está questionando o governo brasileiro para ver o que Lula tem a dizer a respeito disso. Foi uma maluquice de Maduro, dirigindo-se a brasileiros que estavam em Caracas representando o Foro de S. Paulo, o PT e o MST no Festival Antifascista. Os venezuelanos homenageiam um brasileiro, o general Abreu e Silva, que como capitão integrou as tropas de Simón Bolívar na libertação da Venezuela e da Colômbia, e Maduro chegou a dizer que “o Batalhão Abreu e Silva vai invadir”. Acontece que no Recife existe um Batalhão Abreu e Silva, da PM de Pernambuco. Isso causou uma celeuma danada.

Senador quer saber quem são os “criminosos” e os “parceiros” da Receita no caso do Pix

Por falar em convocar, o senador Magno Malta está convocando o chefe da Receita, Robson Barreirinhas, para explicar quem são os “criminosos” que ele denunciou ao dizer que recuaria naquela instrução normativa do Pix. Quem quer acusar alguém de criminoso tem de dar um nome. E, se o chefe da Receita for convocado para ir ao Senado, certamente vão lhe perguntar também quem são os parceiros, porque Barreirinhas agradeceu a “parceria” da imprensa nessa tentativa de monitorar o Pix.

Aliás, todo mundo pergunta: se era tudo fake news, se era mentira, por que o governo recuou? Como é que a verdade cedeu à falsidade? O caso é que pegaram o governo tentando, sim, enquadrar sabe-se lá quantos dos 40 milhões de informais que estariam sujeitos a declarar e pagar Imposto de Renda.

IVA brasileiro será mesmo o mais alto do mundo

Está sancionada a primeira parte da reforma tributária, que começa a entrar em vigor em 2027. O IVA será mesmo o mais alto do mundo, 28%. E mais do que isso: só essa primeira parte tem 544 artigos. Pobre do pagador de impostos.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.