Ouça este conteúdo
Residimos em Chengdu, província de Sichuan, como muitos sabem. Uma cidade nomeada pelos mestres da gastronomia como o paraíso da boa comida, do bom cardápio, dos mil e um sabores e da potência da pimenta da província. Uma das cidades da China reconhecida pela vasta variedade de petiscos de rua e pelo número infinito de feirinhas gastronômicas. Para os bons de garfo, uma cidade com um cardápio de rua verdadeiramente maravilhoso!
Alinhadas, uma do lado da outra, as barraquinhas conquistam a multidão de locais e turistas como os grandes e importantes restaurantes estilosos e bem estruturados. E concorrendo com elas, nada mais nada menos, que os estabelecimentos de pequena portinha, que passariam quase desapercebidos senão fosse pelas filas infinitas de clientes na calçada para realizarem seus pedidos. E você aprende com o ditado: um delicioso prato, preparado com bons e frescos ingredientes e muito amor, se vende sozinho.
Falando com amigos, seguimos a procura de uma portinha no centro, de faixada vermelha e uma fila enorme que se estende pelo calçadão. Porque hoje é dia de provar o Guōkuī!
Conhecido como um dos lanchinhos mais famosos da província de Sichuan, ele pode ser encontrado em vários pontos de vendas pela cidade, mas pela sorte a portinha recomendada, encabeça a lista dos melhores. Absolutamente fantástico!
Guōkuī, da culinária Shaanxi, com versões de destaque em Sichuan, Jingzhou e Henan, é um pão achatado, com uma camada crocante por fora que se estraçalha magicamente já na primeira mordida. É sequinho, macio e perfumado, de tom mogno, pode ser frito, ou assado, com recheios variados, mas o clássico de carne bovina temperada com cebolinha e pimenta de Sichuan, o coloca no ranking das comidinhas de aroma celestial, uma das ótimas experiências da cidade!
E como a história e a poesia caminham de mãos dadas com tudo que é importante e especial na China, os mais velhos contam que Guōkuī, além de todos os predicados gastronômicos é um presente de avó para neto na chegada do primeiro ano de idade do pequeno. Lindo! A comida sendo mais que alimento para o corpo, sendo presente para a alma, remetendo em vida de jovens e adultos as lembranças afetivas.
Então, depois da surpresa boa, hora de caminhar. Hora de desbravar, de seguir em direção a mais comida boa!