Em um passado recente, em um dos nossos últimos bate papos, tive a oportunidade de rapidinho, sorrateiramente apresentar a Durian a vocês. Mas essa fruta polêmica merece mais! Merece destaque, merece holofotes e um palco somente para ela! Nestas últimas semanas avançou, ganhou marca, espaço glamoroso, se multiplicou em produtos com a sua “cara” e sabor.
Durian, reconhecida por muitos como a rainha das frutas, a queridinha da Ásia, conta com aproximadamente 30 variedades no seu portfólio. A polpa, quando bem madurinha, conta com aspecto e textura de creme, com sabor que se aproxima do cítrico adocicado, pode ser consumida “in natura”, ou se unir a outros ingredientes tanto em receitas de pratos doces ou salgados. Mas nem tudo são flores ou predicados. Seu sabor marcante, impossível de ser traduzido mesmo pelos chefs mais renomados, fica irrelevante quando comparado ao seu cheiro, pois seu cheirinho é simplesmente horrível. Os nutricionistas mais generosos, deletam esse detalhe e a inclui em suas receitas por ser rica em ferro, vitamina C e potássio, e por contribuir na melhora da força muscular, na saúde da pele e por reduzir a pressão arterial.
Aqui em Chengdu, ela é vendida nos grandes e pequenos supermercados, quitandas, feiras, nas lojas de conveniências, nos ambulantes, onde houver um palco. Ops! Melhor, uma prateleira. Sua aparência lembra a jaca, grande, oval, coberta de triangulozinhos pontiagudos, que claro, não impedem o tocar, o levar para casa sem cortes, inteira, ou somente a polpa. Sempre a gosto do cliente.
E dessa popularidade, dessa paixão nacional, é claro, surgem oportunidades!
Produtos com sabor ou recheio de Durian são muito comuns. Por exemplo, nesta quinzena, o McDonald’s substituiu o sabor especial de queijo pelo sabor da Durian. O Pizza Hut oferece em seu cardápio especial pizza com cobertura de Durian. As marcas famosas de biscoito, de chocolates, de pães, bolos etc também a querem por perto em seus recheios. Mas aqui pertinho de casa, o empreendedor foi um pouquinho além, transformou o produto em marca e a marca gerou uma família de produtos graciosos, daqueles que no primeiro instante, no primeiro piscar de olhos, você já se deseja presentear. Genial!
DurianBB, que se apresenta em verde e amarelo, cores que remetem a casca e a polpa da fruta, aproxima os curiosos não só pela fama e atrativos da protagonista, mas por outras fortes paixões nacionais que se uniram a ela.
Os jovens chineses, e não posso negar, nós também, amam máquinas de pegar pelúcia, e se não pegam, fator pouco provável, compram o pelúcia para suas amigas ou namoradas. Então, advinha, quem nos recebe de garrinhas abertas na entrada DurianBB? As maquininhas famosas abastecidas de Durians de pelúcia. E se no dia de má sorte não se conseguiu pegar vários mascotes, não tem problema não, a venda te espera ao lado. E ao lado, outros objetos conquistam a atenção, te convidam a colocá-los no carrinho, na cestinha, a iniciar uma coleção de itens DurianBB como canecas, chaveiros, almofadas, e assim vai... você por alguns minutos esquece, entrou lá para que mesmo? Hum... para comer!
E o cardápio honesto cativa pela irreverência. Polpa da fruta para viagem, Durian cozidas como ingrediente de pratos quentes, um deles similar a lasanha, sorvetes, chá solúvel etc conduzem você a mesinha, ao pedido que encerrará sua visita com chave de ouro.
Então, entendamos que o que nos tira suspiros, o apaixonante, o perfeito aos nossos olhos, paladar, olfato e sentidos não necessariamente precisa ser perfeito, precisa sim ser real, precisa ter qualidades que superam as imperfeições. Bóralá unir ao nosso conceito, as nossas regras que um produto pode ser sim uma marca e essa marca, mais de um milhão de produtos.
Por hoje, como a gente fala: vale sempre a pena provar, se gostar pede mais, se não gostar, deixa pra lá! Fica com a gente, daqui a pouquinho tem mais...
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