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E a resposta vem em coro: tem sim senhor!
Surpresa nossa! No país onde o trono se divide entre o chá nosso de cada dia e o Baijiu, o licor chinês com aproximadamente 9000 anos, conhecido como sendo o mais forte e mais bebido do mundo, pode acreditar, há espaço para a nossa amiga loira gelada. Quero dizer, por aqui loira, mas não tão gelada assim. E ela não se intimida com a concorrência. Ano a ano seu consumo cresce exponencialmente entre os chineses. A variedade e a qualidade presente nos bares, restaurantes e festas garantem, ela não está de brincadeira. Vendida até mesmo em sacolas plásticas, não somente em garrafas e latinhas, avança, quer brigar de igual para igual pelo tão almejado trono.
Há 30 anos, aqui em Qingdao, leste da China, ela brilha no maior festival do país feito todinho para ela, um festival, com o mesmo charme e alegria dos conhecidos Oktoberfests.
Qingdao, cidade que estamos de passagem, surpresa nossa, tem nítidos traços alemães. Tem aproximadamente 9 milhões de habitantes, margeia o Mar Amarelo, e como herança, um legado deixado entre 1898 e 1914 pela ocupação alemã, a primeira cervejaria fundada em terras chinesas, Tsingtao, que de tão ilustre foi presenteada com um belo museu em sua homenagem. E aí me pergunto: onde eu estava nessa aula? Qual a página professor? Deixa pra lá, mais uma deliciosa oportunidade deste mundão que se abre a nossa frente
E para os que temiam que neste ano o festival fosse cancelado, bons ventos, trouxeram boas notícias. Os atuais bons resultados da cidade, o cenário robusto sobre o controle da pandemia, e os controles impostos aos participantes na entrada do evento como a apresentação do cartão de saúde digital, o controle de temperatura, a redução do número de participantes, os testes nos produtos importados e sua correta higienização deu a largada, acendeu o sinal verde, e do dia 31 de julho à 28 de agosto, os mais de 1500 rótulos estarão de braços abertos aguardando pelos seus ilustríssimos convidados: Bem-Vindos ao 30º. Festival da Cerveja de Qingdao!
E pela história e predicados, Tsingtao é a grande anfitriã do festival. E em um imenso espaço aberto, por uma grande passarela, 8 grandes palcos foram montados. Cada um deles conta com shows, restaurantes, barracas de espetinhos, áreas “instagramáveis” para serem registradas e compartilhadas as memórias da festa, esses espaços se transformam em estações que além de boa cerveja, boa musica, boa comida, contam com bom astral, um espaço perfeito para o encontro da família e amigos durante o dia ou a noite. Marcas como Hofbrauhaus, Carlsberg, Paulaner tem espaço certo na festa ao lado da anfitriã.
Neste ano, neste momento pós COVID-19, a recuperação econômica mostra bons sinais pelo país, o festival está lotado, considerando o número limite de participantes, mas ainda assim, como em todo lugar do mundo, os chineses se recuperam, estão se encorajando a voltar a vida normal. As viagens, os turistas despontam aos poucos, e por isso mesmo, um toque de novo normal foi dado ao festival. Neste ano está sendo o primeiro ano que outras grandes cidades acolhem o festival simultaneamente a Qingdao. Se o turista não vem ao Festival, o Festival vai até os turistas. É hora de desbravar novas oportunidades, hora de estudar e implementar rapidamente possibilidades que aprimorem os modelos de negócios conhecidos e gerem novos modelos, novos mercados, que se reinventem.
Então, pra hoje: Gānbēi! Saúde! até o próximo capítulo deste mundão, que parece tão longe, mas nos dias de hoje, está bem pertinho de você!