i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Censura nas Redes Sociais

Censura contra conservadores inaugura era do malabarismo linguístico nos vídeos

A censura nas redes sociais e a perseguição a conservadores não são de hoje, mas cresceram a tal ponto que já fazem de 2021 um triste marco na produção de conteúdos para internet. O impacto vai muito além das mensagens em texto, que passaram a ganhar selos de "alerta", acusadas de "parcialmente falso" ou "conteúdo descontextualizado", seja lá o que isso queira dizer.

Se você é acostumado a assistir a análises, debates e entrevistas em vídeo deve ter reparado numa mudança de linguagem nas últimas semanas. Em poucos dias deste início de janeiro acompanhei três lives e vi pelo menos 10 vídeos em que as pessoas se policiavam o tempo todo, medindo as palavras para não sofrer punições.

Contra os conservadores a "justiça" das redes sociais é rápida em sentenciar as penas. Vão da interrupção de notificações aos seguidores para que não saibam sobre a publicação dos vídeos (o que na prática impede a informação de circular) à desmonetização do canal, impedindo os produtores de conteúdo de abrirem espaço para anúncios ou serem remunerados conforme o número de visualizações de seus vídeos.

Isso sem falar no sumiço mesmo de vídeos, apagados sem a menor explicação, e no bloqueio ou banimento de perfis, numa clara demonstração de que a censura nas redes sociais está definitivamente implantada, ainda que de forma seletiva.

Conteúdo dos vídeos

Os vídeos a que me referi, recheados de estratégias para driblar a censura nas redes sociais, falavam de política americana e da pandemia, incluindo tratamento da doença (que não pode mais ser nominada), vacinação e o triste caso da falta de leitos, oxigênio e de estrutura dos hospitais de Manaus para atender a alta demanda numa segunda onda da pandemia.

Os protagonistas das lives e dos vídeos não são meros youtubers comentando qualquer coisa em busca de audiência ou fama. São médicos, pesquisadores, professores, economistas, empresários, jornalistas e analistas políticos querendo passar opinião, orientação ou divulgar informações que julgam importantes.

Do fim do ano para cá esses profissionais, sempre que estão diante de uma câmera, escolhem sinônimos ou expressões que deem a entender o contexto da análise em questão, porque algumas palavras simplesmente não podem mais ser ditas.

Palavras censuradas

Vou seguir a mesma linha de raciocínio dos produtores de conteúdo que acompanho e explicar o jogo de palavras que tomou conta dos vídeos, a começar pela linguagem atual das análises sobre política americana.

Para ter certeza de que o vídeo não vai ser censurado, não se menciona mais o nome do presidente que perdeu as eleições. Fala-se apenas Donald ou “o do cabelo laranja”. E e o outro, que saiu vencedor, virou "João Bidê" ou simplesmente 22, numa referência ao número do partido que o elegeu.

Também não se pode mencionar aquela palavra que os apoiadores da ex-presidente Dilma repetiam como mantra (muitos ainda repetem) ao falar do processo de impeachment. Lembram? G-o-l-p-e? Não se pode mais dizer essa palavra em vídeo sobre os Estados Unidos sob risco de cair no algoritmo da censura.

Para questionar a idoneidade do processo eleitoral americano ou da apuração em si, mesmo que tenha evidências ou até provas de que houve algo suspeito ou errado, não se fala também a palavra que começa com "frau" e termina com "de".

Os tais algortimos, que são a polícia secreta do mundo virtual, pescam essas palavras e condenam o produtor ou tiram o vídeo do ar. Pelo mesmo motivo a palavra f-r-a-u-d-e também foi tirada do vocabulário de muitos analistas, que hoje apenas dizem: “aquilo que se desconfia que houve, mas não se pode falar.”

Quanto à pandemia em si, médicos e pesquisadores que querem orientar ou comentar estudos já publicados comprovando a eficácia de remédios, passaram a falar “naquele comprimido que salva vidas, mas não pode ser mencionado” ou “no mais antigo deles”, “no mais recente”.

Dias atrás vi no Instagram um vídeo da Dra. Raíssa Soares esclarecendo que o protocolo do Ministério da Saúde incluiu a "iver-bula-ctina" e orientando as pessoas com sintomas a procurarem ajuda médica e pedirem a receita para se tratar. E explicando por que precisava falar daquele jeito. Ela, como tantos outros que lutam pelo tratamento precoce, já teve vídeos censurados pela plataforma.

A doença, como já disse, não pode mais ser mencionada. Virou simplesmente “a doença”, com o esclarecimento de que é “esta que parou o mundo”. O vírus também perdeu o nome, passou a ser chamado apenas de vírus mesmo.

Você pode falar em HIV, H1N1, Influenza, Zika, mas corona é só corona. Ou só vírus. É perigoso juntar as duas partes da palavra, porque o algoritmo censor pode derrubar o vídeo, mesmo que não infrinja qualquer regra de uso da plataforma.

“Aquele grande país do Oriente” deixou de ser nominado. Para garantir que o vídeo continue publicado e sendo sugerido para os seguidores, em frente às câmeras dê um jeito de se fazer entender. Faça mímica se for preciso, mas é melhor não mencionar o país onde a pandemia começou.

Não cite o nome nem se for para falar da vedete do momento, a “picadinha” ou “agulhada”, que tem uma versão também vinda desse mesmo lugar. Vão achar que você está fazendo campanha contra a substância que pode vir a ser a redenção da humanidade, só porque você ousou questionar o alto preço, a baixa eficácia, a segurança duvidosa, já que os testes foram poucos e pularam etapas.

Viva o século XXI (#SQN)

Reparou o que está acontecendo neste ano de 2021? Chegamos à terceira década do século XXI. Terceiro milênio. Revolução tecnológica em estágio avançado, ciência acelerada, descobertas científicas maravilhosas, aplicativos incríveis, conexão absoluta, a era da informação e da liberdade plena. Só que não! Liberdade, não. Como dizem por aí... #SQN

Seria cômico se não fosse trágico ver profissionais altamente gabaritados, com mestrado, doutorado, pós-doutorado, uma vida inteira dedicada à clínica médica ou à pesquisa científica, conversando com outros profissionais (de áreas diversas, mas com igual qualificação), todos medindo palavras, com listas na mão do que pode ou não ser dito.

E tudo porque os patrulheiros e checadores da "verdade" estão à solta e famintos. E a polícia das redes sociais também, louca para editar o que é publicado, embora continue fingindo que as plataformas são apenas canais que hospedam publicações de terceiros, sem qualquer controle de conteúdo.

Na verdade os donos e gestores das redes sociais dizem isso para fugir da responsabilidade sobre o conteúdo publicado, tal qual acontece com veículos de imprensa e blogs, que assumem as consequências sobre o que está sendo dito em seus canais, inclusive responsabilidade criminal caso sejam processados por injúria, calúnia ou difamação.

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e cia. ltda. não assumem isso. Alegam que não escolhem o que é publicado, por isso não são responsáveis pelo conteúdo, não podem ser processados. A pergunta que não respondem é: se não escolhem mesmo o que é publicado, por que estão censurando alguns perfis e publicações?

E não adianta virem com a desculpa de que são empresas privadas, que estabelecem regras de uso e, por isso, quem publica lá tem que aceitar essas regras. As tais regras das redes sociais proíbem que se propague ódio, violência, estimule suicídio ou automutilação, enalteça vandalismo, terrorismo, pornografia, assédio ou abuso sexual, mas discursos de ódio é o que mais se vê, sendo publicados e compartilhados livremente.

É sempre oportuno lembrar do estímulo recente, não censurado, ao suicídio de presidentes da República (americano e brasileiro) e das fotos “sensíveis” com a cabeça do presidente Bolsonaro cortada, sendo usada como bola de futebol. Zero de censura. É como se, para alguns, a regra do “proibido estimular suicídio ou incitar ódio” não existisse.

Nenhuma dessas regras de uso das redes sociais estava sendo desrespeitada nos vídeos e lives que eu vi recentemente e que me chamaram a atenção pelos malabarismos linguísticos que as pessoas estão precisando fazer para conseguir se expressar.

Reações à censura nas redes sociais

Por sorte, até o momento, ninguém desistiu de emitir opinião ou lutar pela liberdade de expressão. Não que eu saiba. Não ainda! Termino esse artigo com três exemplos de reação à ditadura seletiva e à censura padrão século XXI.

Primeiro o comentário da deputada estadual de São Paulo, Janaína Paschoal, sobre o caso da censura a uma publicação do Ministério da Saúde no Twitter. Apenas para relembrar, era uma orientação de saúde, pedindo para as pessoas com sintomas da doença do momento não esperarem ter falta de ar para procurarem um médico e buscarem tratamento logo nos primeiros sintomas.

Disse a deputada: “Gostaria de saber quem são os médicos que compõem a equipe do Twitter, que escolhe quais postagens são, ou não, enganosas! Parece até piada! O Twitter, agora, quer censurar o Ministério da Saúde!”

Depois de banir o presidente dos Estados Unidos dizendo que ele disse o que ele não disse, é claro que a plataforma ficou muito à vontade para censurar publicação de um ministério brasileiro, mesmo não sendo qualquer um e sim o ministério responsável pela Saúde das pessoas.

Deveria ser crime empresas hoje consideradas a praça pública de antigamente impedirem que autoridades de saúde se comuniquem com a população, levando informações importantes especialmente durante uma pandemia.

Outro exemplo de reação à censura foi o comentário de um leitor da Gazeta do Povo num editorial que falava justamente sobre a importância de estarmos vigilantes quanto à censura e à arbitrariedade, não no mundo virtual, mas no real. O texto referia-se à prisão ilegal do jornalista Osvaldo Eustáquio, por ordem do STF, sem qualquer acusação formal contra ele.

Escreveu o leitor: “A censura e a perseguição de conservadores e líderes de direita é uma realidade no Brasil atual, mas estamos nos organizando e vamos reagir com força contra a mentira e o totalitarismo. O Brasil não será a próxima Venezuela. Vale a pena lutar por nossa liberdade”.

Por fim trago o exemplo da jornalista americana Candance Owens, que se tornou uma voz importante entre os conservadores, é perseguida pelos algoritmos e pelos patrulheiros das redes sociais, mas não se rende. Em vídeo, legendado em português, que circula no WhatsApp, ela fala longamente sobre o tema.

“Facebook is trying to delete me. Big Tech is trying to delete us, our movement. We must stop them.” (O Facebook está tentando me deletar. A Big Tech está tentando nos deletar, nosso movimento. Nós temos que pará-los).

Candance Owens, jornalista americana, em vídeo que circula no Whatsapp

Nesse vídeo a jornalista traz toda a história de como começou a perseguição a conservadores nos Estados Unidos, com a invenção de que eles publicavam notícias falsas, a criação das “agências de checagem” (que já ganharam o apelido de agências de “left checking”, “checagem da esquerda”, porque conteúdos alinhados com ideologia de esquerda não são banidos mesmo sendo mentirosos...) e culminou com a caça aos conservadores em geral, via controle de palavras pelos algoritmos.

Reforço o que disse a jornalista no início do vídeo. As Big Techs, as grandes plataformas, estão tentando nos calar. Precisamos impedir essa censura. É imprescindível agir enquanto há tempo. Pressionar deputados para aprovarem uma lei que tire das redes sociais o poder de editar conteúdo ou as responsabilize por fazer edição.

Só assim pensarão duas vezes antes de censurar de forma selecionada quem tem ou não direito à expressão de pensamento, impedindo a livre manifestação de opinião de quem pensa de forma diferente. Isso, por óbvio, desde que a publicação não faça apologia a crimes - o que, aliás, já é proibido não só pelas regras de uso dessas plataformas, mas pela própria Constituição brasileira.

E é preciso que conservadores continuem a falar, mesmo na certeza de que irão desagradar os gerentões das redes sociais. Eles não são os donos da verdade e os "checadores" pagos por eles não são especialistas em nada, muito menos têm autoridade para decidir sobre a nossa capacidade de análise dos fatos ou sobre a nossa saúde.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo Maia

    ± 22 horas

    Excelente artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Júlio César Togni

      23/01/2021 21:34:25

      Muito esclarecedora essa matéria. Além de não se responsabilizarem por suas ações ilícitas, essas "big techs" ainda são muito pouco tributadas... A lei de tributos é obsoleta. Obrigado Cristina Graeml

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        SERGIO RODRIGUES MARTINS

        22/01/2021 22:04:58

        Sempre informações de qualidade e análises verdadeiras! Obrigado Cristina Graeml

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MARISA

          22/01/2021 12:39:32

          Adorei seus comentários. Assisti pelo youtube. Fantástica a maneira como fala. Clareza e firmeza. Acho que a ditadura nas redes sociais se tornou global. Será que não está na hora de criar uma rede social liberal com liberdade de opinião?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CRISTINA GRAEML

            22/01/2021 16:28:45

            Oi, Marisa. Criaram o Parler (como alternativa ao twitter), mas as "big tech" foram ágeis em sufocar o concorrente e fizeram uma campanha padrão "milícias digitais" sobre a Amazon, que rompeu o contrato de hospedagem da plataforma de maneira brusca, desrespeitando o contrato, e tirou a plataforma do ar da noite pro dia. Isso é uma guerra. Por isso que digo que não podemos nos calar. Ainda que estejamos sujeitos às redes que agem como ditadores virtuais, precisamos continuar expondo ideias e lutando por nossa liberdade de expressão nem que, para isso, seja preciso fazer malabarismo linguístico. Resistência e persistência, mas sem violência e ódio. É nesse caminho que acredito! Abs.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • E

          Erlon Campos

          21/01/2021 16:52:57

          Excelente reflexão. Só me chamou atenção um detalhe: Cristina afirma determinado ministério como "responsável" pela saúde de pessoas. Responsável? O ministério deveria ser responsável pela saúde das pessoas, de fato! Mas quem sabe valeria perguntar aos médicos de Manaus sobre a responsabilidade desse ministério que está aí, não?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CRISTINA GRAEML

            22/01/2021 16:32:44

            Erlon, acredito que essa pergunta deva ser feita à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas e à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Aliás... a PF já está fazendo. E tem secretário que foi até preso pelo desvio de verbas enviadas pelo Ministério da Saúde para combater a pandemia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz Roberto Soares Silvado

          21/01/2021 16:20:33

          Parabéns Cristina. Liberdade de expressão é inegociável.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            DOMINGOS JOSE DE MENEZES JUNIOR

            21/01/2021 16:20:02

            o projeto da china é dominar o mundo literalmente e espalhar sua ideologia genocida, por isso eles criaram o vírus, o sistema mundial caiu e agora são os primeiros a produzirem a vacina, e agora eles vendem para todos os países e quem não se submete ao regime do PCC ficar sem a vacina

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo Sergio Macuchen Nogas

              21/01/2021 15:45:21

              Parabéns Cristina por mais esta reflexão! Um abraço!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos78

                21/01/2021 14:22:35

                Apesar dessa censura, o efeito será positivo futuramente. Só para exemplificar, quanto mais perseguiam os cristãos (leia-se ATOS DOS APÓSTOLOS), mais crescia o número de crentes. Esta pressão se dá, dentre tantos motivos, porque a grande mídia, detentoras da “verdade”, está perdendo leitores e telespectadores diariamente. É o mesmo princípio para taxitas, que vêm perdendo espaço para Uber, 99 e outros. Quando surgiu a Uber, os taxistas avançaram com violência e com legislação, tentando tolher a liberdade de empreender. Tiveram de entubar essa derrota. Não tem como escapar para o avanço tecnológico. Não vai ser diferente para a grande mídia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • W

                  wesley emediato abreu

                  21/01/2021 20:53:53

                  Perfeita colocação. Fiz um post no Linkedin mostrando o prejuízo que essas empresas tiveram logo após bloquearem o Trump, o Twitter amargou 5 bilhões depois de dois dias e ainda passou quase uma semana com desempenho negativo na bolsa, isso não é nada pq agora despertaram para a necessidade de outras alternativas. A UE já começou a movimentar para criar regras mais claras e fomentar criação de concorrentes. Quando estavam quietinhos surfavam sozinhos nesse mercado e agora é questão de tempo para perderem esse monopolio.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • L

                luiz antonio vilas boas

                21/01/2021 14:04:23

                Lendo este texto me lembrei de um filme que assisti recentemente : " A vida dos outros !" sobre a ditadura na Extinta Alemanha Oriental. Será complicado combater a esquerda , pois ela se instalou na mente da juventude , principalmente a Brasileira.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • J

                  Júlio César Togni

                  23/01/2021 21:36:46

                  Exato! Esse filme trata desse patrulhamento mas com tecnologia muito menos desenvolvida e impactante...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • R

                Roberto Fakir

                21/01/2021 13:37:35

                Perfeito. As BigTechs se consideram o "Ministério da Verdade"(sic) de 2021. Vamos assistir de camarote o que acontecerá em 2022 sem corona.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alexander Cainzos

                  21/01/2021 12:56:01

                  Perfeito! Adoro os seus textos, Cristina. Parabéns!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Aruan Baccaro de Freitas

                    21/01/2021 12:50:39

                    As suas análises e reportagens têm impressionado, meus parabéns. Confesso que elas servem de instigante estímulo a quem quer que deseje elaborar estudos mais sérios sobre a neo-inquisição atéia e moralista dos esquerdopatas, tal qual novo julgamento de Sócrates... Orgulho de assinar a Gazeta do Povo em razão de gente assim!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • C

                      CRISTINA GRAEML

                      21/01/2021 14:13:42

                      Obrigada, Aruan. O importante é gerar reflexão!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz

                    21/01/2021 12:47:36

                    Boa Cristina! O romance distópico de George Orwell- "1984 "- nunca foi tão atual. Vivemos sob uma ditadura velada, autoritária dos esquerdistas das Big Techs. Combatê-lo-emos, diria o Michel Temer. E urgentemente, digo eu.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • C

                      CRISTINA GRAEML

                      21/01/2021 14:18:01

                      Adorei a mesóclise! Obrigada pela mensagem. Esses dias assisti a uma entrevista do próprio George Orwell impressionante. Foi gravada após a publicação de 1984, qdo ele ainda era tratado meio como lunático. E ele fez mais previsões de como achava que viria a ser o mundo pós-1984, uma delas, por incrível que pareça, tbém está a caminho de acontecer. Ele disse que previa um mundo assexuado, sem prazer no sexo e em nada mais, com bons sentimentos esquecidos e apenas ódio, rancor. A única sombra de felicidade seria a dos tiranos, com suas botas na cabeça dos homens!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Dalvo Queiroz Pereira

                    21/01/2021 12:31:44

                    Parabéns Cristina. Os conservadores estão sendo perseguidos enquanto os 'progressistas' são exaltados. Temos que continuarmos juntos por uma sociedade mais livre.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Ricardo Alves

                      21/01/2021 12:27:36

                      Estamos em tempo de Rock das aranhas digital.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Antonio

                        21/01/2021 12:07:45

                        Ha algo positivo na ofensiva das big tech contra conservadores: já sabemos como controlar fake news, basta terceirizar o serviço às big tech. E, se o governo fosse esquerdista-progressista-globalista, haveria um conselho editorial com membros do governo e das big tech. Contudo, se fosse conservador o governo, as big tech teriam autonomia irrestrita.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lia Lorch Lenci

                          21/01/2021 12:07:10

                          Que artigo maravilhoso. Parabéns

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Luiz Almeida Costa

                            21/01/2021 11:33:43

                            Quem diria que a "novilíngua" seria imposta pela Polícia do Pensamento do Google, Facebook e Twiter. "!984" está mais próximo de nós que "2021".

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              jose luiz fritscher

                              21/01/2021 11:30:42

                              Excelente. Parabens.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marilia soraya calheiros camara

                                21/01/2021 10:52:57

                                Parabéns, Cristina Graeml! Parabéns, Gazeta do Povo! Compartilhei! Sorayah Câmara.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Thiago

                                  21/01/2021 10:37:40

                                  É como estamos. Sim, chegamos aqui por negligência dos conservadores. E de todos os que acreditam em liberdade de expressão. O primeiro passo necessário para acabar com a censura aos conservadores (sem cair na censura aos progressistas, nem aos comunistas, daí a uma década) é elevar "debate racional" e "liberdade de opinião" a valores fundamentais. Reconhecer que ñ existe ciência onde o cético ñ é escutado, nem democracia onde só opiniões "aceitáveis" são livres. Dai se pode, por força de lei, impor uma escolha: quem quiser policiar seu conteúdo passa a ser responsável civil e criminalmente por ele, quem quiser ser plataforma livre só pode impor punições após ordem judicial fundamentada

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • K

                                    kukafe

                                    21/01/2021 10:35:11

                                    Cristina, parabéns!! texto espetacular! Gera medo, o que será de nós? Na minha casa é assim: marido e as duas filhas dele são de esquerda, tem palavras que não posso usar de jeito nenhum. É "pensamento-crime" se falar a "Polícia das Ideias" age imediatamente com censura e se possível fosse me entregariam aos homens. Deus tenha misericórdia!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • C

                                      C. L.

                                      21/01/2021 12:56:51

                                      Já leu 1984? Descreve justamente como as famílias eram no livro. Deus tenha misericórdia de nós!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • K

                                      kukafe

                                      21/01/2021 12:36:51

                                      Concordo!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Arys

                                      21/01/2021 11:59:00

                                      No momento em que alguém não pode falar o que quer dentro da sua própria casa, algo está muuuuuuito errado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alessandra

                                    21/01/2021 10:31:07

                                    Que palavras certeiras! A Bárbara do canal Te atualizei dá nomes a pessoas, países e fatos pra não ser censurada.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Paulo H.

                                      21/01/2021 2:51:52

                                      Trabalho impecável, Cristina. George Orwell só não conseguiu cravar a data. Em vez de 1984 o monstro se materializou (ou deveria dizer "virtualizou"?) em 2020, e está crescendo. Sendo realista, 2021 começa agourento.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • K

                                        kukafe

                                        21/01/2021 10:30:23

                                        Teletelas, novilingua, duplipensamento, despessoa, vaporizar, Grande Irmão... gente...esse homem abriu uma janela no futuro (2021) viu tudo e escreveu um livro em 1948. Visionário!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Dr. Saconato

                                      21/01/2021 1:06:59

                                      Como sempre sensacional. Melhor colunista deste jornal, não exageraria afirmar que só jornalismo brasileiro.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        CSG

                                        21/01/2021 2:16:19

                                        Não acredito que seja censura , mas simplesmente resposta a tudo aquilo que vcs mesmo plantaram. De resto o fim da paciência de muita , mas muita gente com a incompetência administrativa desses tais conservadores, que gostam de briga, nas não tem afinidade com a gestão da coisa pública.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          GUSTAVO

                                          21/01/2021 0:21:48

                                          Esta sra militante., porque jornalista não é há muito tempo, com certeza não tem a menor noção do que seja um conservador. Se soubesse, não diria que os conservadores são perseguidos. Mas diz unicamente para sustentar a narrativa bolsonarista, composta por criminosos de todos os tipos. Gazeta, gazeta, os anunciantes estão de olho. Depois que forem embora, não adianta lançar um editorial pedindo desculpas por ter permitido tanta desinformação.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • D

                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                            21/01/2021 0:40:17

                                            Então todos nós, eleitores de Bolsonaro somos fascistas e facínoras? Sim,comungo dos valores cristãos, contra a ideologia de gênero, família, anti-aborto. Quando o elegemos, era isso que queríamos. Esperem a próxima eleição e voltem com aquela desgraça esquerdista.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          DANIEL RAMIORES DE SOUZA

                                          21/01/2021 0:01:42

                                          Sim, porém o Twitter mantém os vídeos de tráfico na mais tranqüila navegação e aceitação por parte da rede.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Santino Aparecido de Oliveira

                                            20/01/2021 23:30:49

                                            Parabéns Cristina pelo excelente artigo. Perfeita a sua analise.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • D

                                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                                              20/01/2021 23:09:46

                                              Cristina, parece tudo surreal. Aonde chegamos com aquela ideologia nefasta. Quer dizer que por ser contra a ideologia de gênero, aborto, quilombolas, aumento das reservas indígenas, política externa chinesa serei trucidado por essas aberrações tecnológicas? Não posso me manifestar porque não faço parte do tal processo civilizatório esquerdista? Quando Sartre fazia defesa da URSS com seus campos de concentração, isso era irrelevante para a civilização? Até na hora que Raymond Aron desmacarou-o. Sim, senhores esquerdopatas, essa propalada virtude é uma mentira atrás da outra. Não passarão, seus monstros. Obrigado, Cristina. Você lava minha alma.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • D

                                                DANIEL RAMIORES DE SOUZA

                                                20/01/2021 23:59:12

                                                Sim ...chegamos infelizmente num platô de censura que nem um Ditador poderia imaginar.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Fernando

                                              20/01/2021 23:08:35

                                              De fato, conservadores devem sim continuar falando nas redes sociais, apesar da perseguicao; o próprio atrito resultante vai ajudar a dar soluções a situação atual. Apesar disso devemos ter claro que é a imprensa profissional, a exemplo da Gazeta do Povo, o verdadeiro baluarte da liberdade de consciência.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • Z

                                                Zequinha

                                                20/01/2021 22:57:22

                                                George Orwel foi um visionário em sua grande obra 1984. Só errou o título do livro que deveria chamar-se 2020!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Romeu

                                                  20/01/2021 22:54:57

                                                  Eu fui banido do facebook em 2018, recebi um email exigindo que eu enviasse minha documentação pessoal para comprovar que eu era “real”, só pq eu compartilhava coisas conservadoras. E olha que eu estava no facebook ha muitos anos, minha vida estava ali com fotos e posts de vários outros assuntos, como minhas viagens e familia. Não mandei documento nenhum, e me baniram. Sou uma pessoa mais feliz atualmente, não estou em nenhuma rede social, e qdo vou a praia, por exemplo, percebo que sou o unico que não fica tirando selfies ridículas para mostrar aos outros o quão feliz eu sou.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  9 Respostas
                                                  • R

                                                    Romeu

                                                    21/01/2021 10:32:38

                                                    Nunca compactuei com essa família, acho que o bolsonaro só serve pra ser comediante. Na época, o máximo que eu compartilhava eram memes que tiravam sarro de pessoas como você. Mas para alguma gordinha do cabelo azul, eu era um robozinho. Beijos

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Romeu

                                                    21/01/2021 10:29:14

                                                    Amigão, se vc quiser comparar a sua educação com a minha, eu garanto que coloco vc no bolso. Veja só, vc está sendo mais ofensivo do que eu era no facebook, e eu fui banido. Vc deve continuar destilando esse seu ódio do bem por lá. Boa sorte.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Romeu

                                                    21/01/2021 10:24:41

                                                    Não, eu nunca postei nada desse teor. Até pq por ser eu ali, com meu nome real, não iria me sujeitar a levar um processo. E muito menos notícias fake, até pq eu usava o face mais pra ter contato com algumas pessoas, nunca usei como fonte de notícias, sempre compartilhava memes e coisa do tipo. Mas piadas, hoje em dia, são muito ofensivas para a geração leite com pêra. E pra esquerda, todo mundo da direita é robozinho. Então seja feliz aí em sua bolha, amiguinho.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Adriano

                                                    21/01/2021 0:44:15

                                                    Não é nada disso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CSG

                                                    21/01/2021 0:27:23

                                                    Acho que vc compartilhava fake news do carluxo

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Carmo Augusto Vicentini

                                                    20/01/2021 23:31:36

                                                    Sua ignorância é assombrosa. Procure se educar pra não despertar vergonha alheia.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zequinha

                                                    20/01/2021 23:03:07

                                                    Engraçado que o texto fala de censura que a Gazeta do Povo é tão contra, mas a IA ou censor mesmo cancela palavras sem verificar o contexto em que está, igual ao Twitter, é só observar a palavra ( s a c o ) que coloquei em meu comentário para comprovar isso!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Rubens Farias

                                                    20/01/2021 23:01:15

                                                    Defina coisas conservadoras? E' não aceitar os homossexuais, é não aceitar ateus e outras religiões tipo africanas, muçulmana , é não aceitar outras ideologias?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zequinha

                                                    20/01/2021 22:59:59

                                                    Nunca tive Facebook, Twitter ou Instagram e nunca me faz falta nenhuma! Tenho apenas o WhatsApp para me corresponder com os outros, e quando começarem a encher o **** mudo para o Telegram

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  joão José Augusto Mendes

                                                  20/01/2021 21:52:19

                                                  Vou deixar aqui, além do meu parabéns a colunista, uma frase atribuída, na minha opinião ao maior gênio de todos os tempos, Einstein: O DIA QUE A TECNOLOGIA SUBSTITUIR A INTERAÇÃO HUMANA TEREMOS CRIADO UMA GERAÇÃO DE IDIOTAS.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Eden Lopes Feldman

                                                    20/01/2021 20:51:28

                                                    Como sempre, a colunista Cristina Graeml faz uma análise correta e didática sobre um tema. Fácil de entender, a censura é seletiva. Infelizmente o " Vale do Silício" joga seu peso obtido pela complacência e comodidade dos que foram aceitando suas regras. precisaríamos de ter novas plataformas sociais, para que não sejamos submetidos ao lado progressista. Hoje temos o Telegram e o Signal, entre outros, como alternativa ao WhattsApp. Mas Facebook, Instagram e Twitter permanecem como única opção. E o Parler foi bloqueado. Então, até navegadores precisariam ser desenvolvidos. Evidente que não está se defendendo agressões ou discursos que agridam a sociedade, mas a liberdade.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.