• Carregando...

Na minha última coluna, na quarta-feira, trouxe uma sugestão para usar bem o tempo durante esse período de quarentena: fiscalizar um deputado. Se você não leu pode ver aqui o passo a passo para descobrir os gastos dos deputados no site da Câmara Federal. A ideia teve ótima repercussão e algumas sugestões.

Um leitor convocou todo mundo a fiscalizar o Judiciário e o Ministério Público, afinal também são órgãos com orçamentos milionários cujos gastos do dia a dia costumam passar à margem das atenções do cidadão comum, normalmente mais atento ao que os políticos andam fazendo com o nosso dinheiro.

A sugestão é oportuna, mas acho que pode ficar para uma segunda etapa desse período de quarentena que, por ora, ninguém sabe quanto tempo vai durar. A meu ver a fiscalização dos políticos é primordial, até porque, tudo o que o Judiciário e o MP gastam já foi autorizado antes pelo Congresso. São deputados federais e senadores que detêm o poder de liberar verba e orçamento para cada um dos poderes da República. Então nos concentremos neles!

Como no último vídeo já introduzi os novatos nessa tarefa de fiscalização virtual a navegar no site da Câmara Federal, hoje é a vez de conhecermos o caminho até a prestação de contas dos senadores.

Como fiscalizar um senador

O Senado, assim como a Câmara Federal e todos os demais órgãos públicos de qualquer instância, tem um portal da transparência. É obrigação legal divulgar para a população os serviços que estão sendo feitos, a lista de funcionários contratados, os salários e todos os demais gastos.

A navegação até a prestação de contas de um servidor público em específico nem sempre é muito intuitiva, então, caso você nunca tenha visitado o site do Senado Federal, te convido a fazer essa primeira visitação comigo. Vamos fazer um tour pelo perfil do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Como fiz na coluna de quarta-feira, não vou repetir em texto o passo a passo, porque, ainda que haja leitores não habituados a ver os vídeos que a Gazeta do Povo produz, acho que nesse caso é mais fácil aprender a aventura da navegação por vídeo, vendo como se faz, e não, lendo.

Peço, então, a você, que chegou até aqui, que volte ao topo da página, clique no play do vídeo e assista até o final. E depois se aventure pelo site do Senado Federal procurando saber quanto os senadores do seu estado estão gastando das verbas e benefícios a que tem direito. Lá no site tem também os contatos deles. Escreva, ligue, reclame se não concordar com algo que identificou como exagero.

É assim que se exerce a cidadania política em tempos de isolamento domiciliar. Ou batendo panelas e gritando na janela, mas confesso que prefiro, no momento, deixar as janelas para aplaudir os profissionais de saúde, como está sendo combinado pelas redes sociais para hoje, às 20:30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]