• Carregando...

Dória candidato a presidente é mais um balão de ensaio ou a obstinação que o fez dar as costas a Geraldo Alckmin, seu padrinho político no passado, para apoiar Bolsonaro na campanha de 2018 (e depois trair o presidente em busca de luz própria) o fará seguir com a candidatura à presidência da República, ainda que não desponte nas pesquisas?

NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Essa é uma das perguntas que estão no ar desde a tarde deste domingo (28) quando o PSDB anunciou o nome do governador de São Paulo, João Dória, como o vencedor das prévias do partido contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

A questão é que já vazou a informação de um possível aceno de João Doria a Sérgio Moro. Os dois teriam acertado de conversar pessoalmente no momento em que o ex-juiz, ex-ministro da Justiça e atual pré-candidato a presidente pelo Podemos ligou para Doria para dar os parabéns pela vitória.

Como Moro é considerado até o momento a única terceira via possível para enfrentar o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula na corrida presidencial, especula-se que Doria pode vir a deixar seu orgulho de lado para aceitar ser vice de Moro. Será?

Os possíveis próximos passos de Doria na política são o tema de abertura deste episódio de Hora do Strike, o nono da segunda temporada, que finaliza em breve.

Doria candidato não é o único fato político da semana

Para além das confusões das prévias do PSDB na escolha de seu pré-candidato, a semana segue pontuada de fatos políticos relevantes. Para esta terça (30) está agendada a cerimônia de filiação do presidente Bolsonaro, sem partido desde 2019, ao Partido Liberal (PL) de Valdemar Costa Neto.

Agendada inicialmente para 22 de novembro, para marcar a data que coincidia com o número do partido e o ano das próxima eleições, a cerimônia foi adiada porque faltavam "aparar arestas" nas palavras do próprio presidente Bolsonaro. Uma delas era a questão da disputa pelo governo de São Paulo.

O PL estava decidido a apoiar a candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia, já anunciado como o candidato do PSDB ao governo paulista no ano que vem, mas o presidente Bolsonaro tem insistido em lançar candidatura própria para ter mais apoio na corrida pela reeeleição.

O nome sugerido pelo presidente é o do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que ainda não confirmou se aceita o desafio. Pelo visto o PL aceitou as condições de Bolsonaro. Estariam aparadas todas as arestas? Mais um assunto para debate no programa Hora do Strike.

O terceiro tem a em discussão e que movimenta a semana política na quarta-feira é a sabatina do ex-ministro da Justiça, André Mendonça, indicado de Bolsonaro para o STF, que vinha sendo boicotado pelo presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre.

Depois de quatro meses e meio o senador finalmente cumpriu sua obrigação e pautou a sabatina, não sem sofrer profundo desgaste político e ser alvo de várias denúncias que ainda carecem de explicações.

Hora do Strike

Hora do Strike vai ao ar às segundas, às 20h, ao vivo. Eu, Cristina Graeml, e os comentaristas de política Kim Paim e Gustavo Gayer estamos em todos os episódios. A quarta janela é ocupada por um comentarista convidado a cada semana.

Nesta segunda quem participa do programa é a influenciadora digital Bárbara, do canal Te Atualizei, que tem quase um milhão e meio de inscritos e um dos maiores engajamentos entre os canais de comentários políticos no YouTube.

Agradecemos a você, assinante, que proporciona a produção de conteúdos como este e aproveitamos para informar que esta 2ª temporada caminha para a reta final, já que o último episódio será exibido no dia 13 de dezembro.

Contamos com a continuidade da sua assinatura para viabilizarmos a 3ª temporada, a partir de fevereiro, após um intervalo para as festas de fim de ano e férias dos comentaristas.

Caso você ainda não seja assinante da Gazeta do Povo (ou seja, mas queria convidar amigos para se juntarem a nós), aproveite a promoção de black friday disponível na página especial do programa, que pode ser acessada aqui. São as últimas horas de preço promocional!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]