O programa Entrelinhas desta terça (07) destaca o processo judicial enfrentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pode resultar em seu julgamento pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a acusação de tentativa de golpe. A apreciação da denúncia será feita pela Primeira Turma do tribunal, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro e mais 36 pessoas – entre elas militares, ex-ministros e aliados – no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no país. Para a PF, Bolsonaro sabia do suposto planejamento de um golpe de Estado e das ações que vinham sendo articuladas para que isso acontecesse.
A Primeira turma de ministros será encarregada de analisar os detalhes das acusações e decidir sobre o prosseguimento do caso. Com exceção de Fux, cuja tendência e visão sobre o caso é incerta, os demais são considerados votos certos contra o ex-presidente. Esse cenário jurídico, aponta para a estabilidade democrática e, portanto, uma possível perseguição e excessos na condução do processo.
É a partir das 10h30, ao vivo, no canal da Gazeta do Povo.
Evento "abraço da democracia" levanta questionamentos
Os detalhes você acompanha no programa, que analisa o evento intitulado "Abraço da Democracia", em "comemoração" ao 8 de janeiro. O governo federal realizará mais um espetáculo nesta quarta-feira com direito a discurso, entrega de obras de arte restauradas e até um ato no qual Lula descerá a rampa do Planalto com autoridades para dar, junto com o público que estiver presente ao local, um “abraço simbólico” na democracia.
E ainda, sob pressão para cortar gastos, o presidente Lula cria uma estatal espacial em meio a um cenário de déficit recorde nas estatais brasileiras, o maior em 15 anos. Em publicação na rede social X, Bolsonaro ironizou a criação da estatal afirmando que “Lula vive com a cabeça no mundo da Lua” e que suas “alucinações estão indo longe demais”. No cenário internacional, cresce a tensão entre Israel e Brasil após a decisão da Justiça brasileira de investigar um militar israelense que estava de férias no Brasil.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.