Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Entrrelinhas

Como Trump pode frustrar os planos de Lula?

Como Trump pode frustrar os planos de Lula? O programa Entrelinhas desta segunda-feira (20) traz a expectativa para a posse do presidente americano, Donald Trump. Além disso, vamos analisar os impactos do retorno do republicano à Casa Branca nos planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dois anos.

Ficará mais difícil para o petista emplacar a regulamentação das redes sociais no país. Além disso, existe um temor por parte do Palácio do Planalto de ver prejudicados o Fundo Amazônia e a Conferência Mundial do Clima, que servirá de palco internacional para Lula no Brasil neste ano. O Brasil também poderá ser retaliado em sua tentativa de criar um meio de pagamento alternativo ao dólar no bloco dos Brics (Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos).

É a partir das 10h30.

Como Trump pode frustrar os planos de Lula

O primeiro embate diz respeito justamente aos planos do governo petista de aprovar um projeto de regulamentação das redes sociais no Brasil. Apelidado de PL da Censura, o texto enfrenta forte resistência por parte da oposição, mas havia uma expectativa por parte do Palácio do Planalto de retomar essa discussão a partir desse ano com a troca de comando nas presidências da Câmara e do Senado.

Contudo, a recente decisão da Meta, responsável por redes sociais como Facebook, Instagram e Threads, de acabar com checagem de fatos nos Estados Unidos acendeu um alerta em integrantes do governo Lula. A mudança foi um dos frutos do chamado "efeito Trump", um conhecido defensor da liberdade de expressão nas redes sociais.

A avaliação dentro do Planalto é de que o alinhamento de empresas como a comandada por Mark Zuckerberg e o X (antigo Twitter, que foi comprado por Elon Musk) com o futuro governo de Trump pode acabar dificultando a tramitação do projeto no Congresso brasileiro. Musk, inclusive, foi indicado por Trump para chefiar o Departamento de 'Eficiência Governamental' dos Estados Unidos.

Posse de Trump ao vivo

O programa traz os bastidores da posse do presidente americano, Donald Trump, além das reações de políticos e autoridades em torno do evento.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou com o filho do presidente norte-americano Donald Trump na noite deste sábado (18) em Washington, nos Estados Unidos. O encontro com Donald Trump Jr. ocorreu durante um baile de gala que faz parte da programação para a posse desta segunda (20).

Eduardo Bolsonaro agradeceu a Trump Jr. por perguntar da presença do pai, Jair Bolsonaro (PL), na comemoração, mas que se ausentou por não ter o passaporte devolvido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Obrigado por perguntar pelo meu pai, nós sabemos a consideração que você e sua família têm pelo Brasil”, disse em uma postagem nas redes sociais.

Além de ter participado do baile do final de semana, Eduardo Bolsonaro também estará na cerimônia de posse de Donald Trump nesta segunda (20), no Capitólio, junto da ex-primeira-dama Michelle. Ela chegou nos Estados Unidos na noite de sábado (18) e lamentou a ausência do marido – que ela reforça ser um perseguido pela Justiça brasileira.

“Sentimento de tristeza, mas nos temos certeza que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve 58 milhões de votos, está sendo perseguido pelo Judiciário. Era para ele estar aqui, ele é amigo do presidente Trump, amigo da América, e gostaria muito de estar presente nesse momento tão importante que vai ser a posse do presidente”, disse.

Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.