Deputados querem impeachment de Lula por pedalada fiscal. O programa Entrelinhas desta quarta-feira (22) repercute o novo pedido de impeachment contra o presidente Lula da Silva, além de ministros como Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda).
Falaremos ainda sobre a ajuda que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode dar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para se tornar elegível. A advogada de Bolsonaro enxerga um cenário positivo para a elegibilidade.
É a partir das 10h30, ao vivo.
Deputados querem impeachment de Lula por pedalada fiscal
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou um novo pedido de impeachment contra o presidente Lula da Silva, além de ministros como Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda). O parlamentar alega crime de responsabilidade fiscal vinculado ao Programa Pé-de-Meia, que teria realizado pagamentos em 2024 sem autorização do Congresso. Segundo Kataguiri, "o governo Lula utilizou práticas extraorçamentárias, desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Arcabouço Fiscal".
Como adiantou a coluna Entrelinhas, Kataguiri pretende realizar uma grande mobilização pelo impeachment e espera grande adesão popular. “Queremos convocar uma manifestação pelo impeachment, mas ela precisa ser gigantesca para não ser um tiro no pé. Se ela for média, o governo ganha força porque vê que não tem rua suficiente para derrubá-lo. Por isso, estamos fazendo um abaixo-assinado”, afirmou. O parlamentar também divulgou um site para apoio popular, o foralula.kataguiri.kim.
Bolsonaro pode retomar elegibilidade com ajuda de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que espera ajuda do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para reverter a inelegibilidade no Brasil.
Bolsonaro não explicou como essa intervenção poderia ocorrer, mas que outros países já estão passando por mudanças desde que Trump ganhou as eleições presidenciais americanas no ano passado.
“Primeiros-ministros que estão caindo, Hamas fazendo acordo, o [Justin] Trudeau renunciou. No México, grandes apreensões foram feitas. […] Mas, com toda certeza, ele pode colaborar com a democracia do Brasil afastando inelegibilidades politicas, como essas duas minhas que eu tive”, declarou
A advogada Karina Kufa, que integra a equipe jurídica de Jair Bolsonaro, compartilhou à coluna Entrelinhas sua visão sobre a possibilidade de o ex-presidente recuperar sua elegibilidade para as eleições de 2026, especialmente com a mudança na presidência dos Estados Unidos. “A mudança de governo nos EUA tende a influenciar políticas e tendências em diversas partes do mundo. Grandes corporações já demonstram um afastamento de determinadas pautas ideológicas e a liberdade de expressão vem ganhando cada vez mais relevância nos debates democráticos globais”, descreveu.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.