Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026

Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026. O programa Entrelinhas desta quarta-feira (26) repercute uma nova rodada de avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgada nesta terça (25) que aponta uma disparada da desaprovação a ele: 44% a 29%.

Esta é a primeira vez que a pesquisa conduzida pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) com o instituto MDA aponta uma desaprovação maior que a aprovação neste terceiro mandato de Lula.

Falaremos ainda sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu provável substituto Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) que venceriam a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cinco estados do país se as eleições de 2026 fossem hoje, de acordo com a nova pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta (26).

É a partir das 10h30, ao vivo.

Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026

Os índices apurados nesta pesquisa superam os do último levantamento realizado em novembro do ano passado, quando a avaliação negativa era de 31% e a positiva de 35%. No começo do governo, na apuração de maio de 2023, era de 43% de aprovação e 25% de reprovação.

Na somatória dos índices, ótimo/bom alcançou 28,7%, e 44% de ruim/péssimo. Outras pesquisas recentes também registraram uma alta reprovação, como a realizada pelo Paraná Pesquisas, pela Atlas Intel e pela Quaest.

Na comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula tem 8 pontos percentuais a mais de reprovação aos dois anos de mandato. O desempenho neste terceiro mandato também contrasta com o verificado no mesmo período em seus dois governos anteriores

Bolsonaro e Tarcisio venceriam Lula em cinco estados em disputa de 2026

O levantamento foi feito em oito estados e apontou, ainda, uma disparada da desaprovação a Lula em todos eles, inclusive na Bahia, um reduto lulista. O preço dos alimentos, a dificuldade de se conseguir um emprego e o pessimismo com a economia como um todo fizeram aumentar a avaliação negativa do presidente.

Nos dois cenários estimulados de disputa de segundo turno à presidência da República no ano que vem, Lula perderia tanto para Bolsonaro como para Tarcísio nos estados de São Paulo, Minas Gerais (com empate na margem de erro), Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

A pesquisa foi realizada em oito estados que representam 62% do eleitorado nacional (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás), com 9.182 entrevistados presencialmente entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro varia de 2 a 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e Guilherme Oliveira. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.