Governo Lula perde popularidade e sofre crise na comunicação. O programa Entrelinhas desta segunda-feira (27) repercute a popularidade e a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que começaram o ano de 2025 despencando de acordo com uma nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda (27).
O petista começou a segunda metade deste terceiro mandato vendo eleitores da sua própria base insatisfeitos principalmente em relação à economia e crises geradas dentro do próprio governo, como a do PIX e do preço dos alimentos.
Falaremos ainda sobre a deportação de brasileiros vindos dos Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou, em nota, que as condições em que os brasileiros deportados dos Estados Unidos no voo que chegou na noite de sexta-feira (24) à Manaus, violam o acordo entre ambas as nações.
“O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”, diz a nota.
É a partir das 13h30, ao vivo.
Com crise na comunicação, governo Lula perde popularidade
De acordo com a Quaest, a desaprovação a Lula superou a aprovação pela primeira vez, 49% a 47%, respectivamente, mas com um empate técnico dentro da margem de erro de 1 ponto percentual.
Segundo a Quaest, Lula vem perdendo popularidade principalmente entre os eleitores do Nordeste, sua principal base eleitoral, e entre as pessoas de renda mais baixa. Apenas na região do país que costuma ser mais fiel e apoiadora, o presidente perdeu 8 pontos de aprovação, e mais 7 pontos entre os brasileiros que ganham até dois salários mínimos.
Itamaraty pedirá explicações ao governo dos EUA sobre uso de algemas em brasileiros deportados
Na nota, o Ministério afirma que irá encaminhar “pedido de esclarecimento ao governo norte-americano” e que seguirá atento “às mudanças nas políticas migratórias naquele país, de modo a garantir a proteção, segurança e dignidade dos brasileiros ali residentes”.
Conforme reportado pela Gazeta do Povo, desde o início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, até 10 de janeiro de 2025, o governo do ex-presidente americano Joe Biden enviou 32 voos com brasileiros deportados dos EUA.
Assista ao programa Entrelinhas de segunda a sexta
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.