Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Marcon diz que vitória de Trump pode dar fim à ditadura venezuelana

(Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

“A vitória fraudulenta de Maduro deixa o Brasil em uma situação constrangedora”, declara à coluna Entrelinhas o deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS). O parlamentar reclama que, no último domingo (28), Lula foi à televisão dizer que defende a democracia e, apenas um dia depois, ao contrário do mundo democrático, “silencia sobre o escandaloso resultado do país vizinho”.

Marcon ainda avalia que “uma ditadura não se derruba no voto”, por ser “um processo longo e doloroso para o povo” e demandar que a pressão internacional aconteça para a queda do regime. Nesse cenário, o deputado acredita que, caso Trump saia consagrado vencedor nos Estados Unidos (EUA), “a história da ditadura Venezuela pode ter um fim em breve”.

A oposição venezuelana denuncia que não teve acesso a 70% das atas eleitorais, sessões foram prolongadas em áreas chavistas e relatos de intimidação em regiões opositoras foram registrados. No final do dia, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) foi acusado de interromper a transmissão dos votos em diversas zonas.

O CNE proclamou Nicolás Maduro como presidente nesta segunda-feira (29). Segundo o órgão, Maduro teve 51,2% dos votos, enquanto o opositor do atual presidente da Venezuela, Edmundo González, teria 44%.

O ditador alegou que “estão ensaiando os primeiros passos fracassados para desestabilizar a Venezuela” e impor “novamente” um “manto de agressão e dano”, uma “espécie de filme [Juan] Guaidó 2.0”, em referência ao período em que o oposicionista se autoproclamou presidente interino do país, um mandato reconhecido por cerca de 50 países, mas que ele nunca conseguiu exercer, sem instituições e poder real.

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.