Ouça este conteúdo
“Na verdade o acordo sempre existiu, só foi externado publicamente”, afirma à coluna Entrelinhas o deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), sobre contar com o apoio do líder da bancada do Republicanos na Câmara, deputado Hugo Motta (PB). Pereira é um dos nomes mais cotados, ao lado de Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), para a suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.
A confirmação de Pereira à coluna veio após movimentos de lideranças da Câmara tentarem colocar seu correligionário como opção na disputa. Marcos Pereira garante à coluna que ele e Motta já haviam selado que o paulistano concorreria ao comando da casa legislativa. A promessa teria sido feita em uma reunião entre os dois parlamentares nesta quarta-feira (21).
Na semana passada, a coluna Entrelinhas conseguiu apurar, entre fontes ligadas a parlamentares da oposição, que houve uma proposta para que Pereira desistisse da sucessão de Arthur Lira. De acordo com esses interlocutores, teria sido oferecido ao aliado de Arthur Lira um cargo vitalício no Tribunal de Contas da União (TCU) em troca de desistir de concorrer à presidência da Casa.
Em resposta, Marcos Pereira afirmou: “Já me ofereceram o TCU na vaga que foi para o Jorge Oliveira e na que foi para o Jhonatan de Jesus. Por que eu aceitaria agora?”. Pereira ainda garantiu que este seria o terceiro convite que ele recebe para assumir um cargo no tribunal, mas que ambiciona, na verdade, a assumir a cadeira da Arthur Lira.
Lira fez a promessa de que até o final deste mês anunciará o nome que irá apoiar para sua sucessão. O parlamentar teria solicitado uma audiência com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do assunto. Na oportunidade, Lira deverá anunciar o seu escolhido.
Conteúdo editado por: Mariana Braga