Na edição desta quarta-feira (9), os apresentadores e convidados do programa Entrelinhas analisam a autorização dada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) que derrubou a suspensão da rede social X no Brasil. Apesar de a plataforma ter cumprido todas as exigências, Moraes só liberou seu funcionamento no Brasil após o primeiro turno das eleições, levantando questionamentos sobre o impacto dessa decisão no debate público e na disseminação de informações durante o período eleitoral.
Além disso, o programa Entrelinhas de hoje conta com a participação do advogado Paulo Faria, que vai comentar as novas decisões no caso Daniel Silveira. Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes (STF) autorizou o ex-parlamentar a cumprir sua pena em regime aberto.
Por fim, outro ponto de análise será a intensa agenda de debates para o segundo turno das eleições em São Paulo. Após um recorde de 11 encontros no primeiro turno, a disputa entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) já tem propostas para 12 novos debates em apenas 16 dias. Não perca o Entrelinhas de hoje!
X já tinha cumprido exigências, mas Moraes só liberou a rede social no Brasil depois da eleição
Desde a última sexta-feira (4), antevéspera do primeiro turno das eleições municipais, a rede social X já havia cumprido todas as determinações do ministro Alexandre de Moraes para voltar ao ar no Brasil. Ainda assim, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) postergou a autorização para a plataforma voltar a ficar disponível dentro do país, basicamente por trâmites burocráticos ou razões meramente formais.
A suspensão do X durante as últimas semanas coincidiu com o período mais quente do primeiro turno da campanha eleitoral. Como mostrou a Gazeta do Povo, o bloqueio prejudicou o debate público sobre as candidaturas em razão do intenso uso do X por formadores de opinião e também pelos eleitores mais engajados. Advogados e marqueteiros avaliaram que a suspensão do X foi inócua para conter a disseminação de “fake news”, um dos motivos apresentados por Moraes.
Moraes autoriza Daniel Silveira a cumprir pena em regime semiaberto
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-deputado Daniel Silveira seja transferido para o semiaberto. Moraes considerou que o ex-parlamentar atendeu aos requisitos necessários para a progressão do regime. Silveira está preso desde fevereiro de 2023 por descumprimento de medidas cautelares.
Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente a ida de Silveira para o semiaberto. "Na presente hipótese, estão presentes todos os requisitos legais exigidos para a progressão do sentenciado ao regime semiaberto de cumprimento de sua pena privativa de liberdade", diz um trecho da decisão.
Eleição em São Paulo tem proposta de 12 debates em 16 dias
Após o recorde de 11 debates no primeiro turno da eleição para a prefeitura de São Paulo, a quantidade de propostas para novos embates diretos entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) está mobilizando esse início de campanha rumo ao segundo turno, marcado para o próximo dia 27.
Foram solicitados 12 debates por televisões, rádios e canais no YouTube. As duas campanhas concordam que o número exagerado, mas ainda não chegaram a um acordo sobre o número ideal. A campanha de Nunes propõe uma redução para três debates, enquanto Boulos sugere de oito a nove.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.