Nesta quarta-feira (13), o programa Entrelinhas discute o polêmico “PL das Fake News”, proposto pelo PT, agora em uma nova versão. O projeto de lei, apelidado também de “PL da Censura”, busca regulamentar as redes sociais e controlar a disseminação de desinformação. A proposta prevê a criação de uma agência reguladora responsável por fiscalizar a aplicação das novas regras. Para muitos especialistas, no entanto, o "PL da Censura" é um retrocesso para a liberdade de expressão.
O programa de hoje também analisa a proposta do deputado Maurício Marcon (PL-SC) de flexibilizar a jornada de trabalho no Brasil. Chamado de “PEC da jornada americana”, o projeto defende que o trabalhador tenha mais autonomia para definir seu horário. O que é um contraste direto com a PEC 6×1, de Erika Hilton. No programa, você confere mais detalhes dessa proposta.
Além disso, outro destaque do Entrelinhas será o polêmico clipe de Anitta. A peça audiovisual trouxe uma performance provocativa e recebeu críticas de pais de crianças e adolescentes preocupados com a influência desse tipo de conteúdo.
Por fim, uma análise da nova indicação de Elon Musk para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, sob o comando de Trump.
Não perca o Entrelinhas de hoje!
Regime flexível de trabalho: Marcon propõe “antítese” da PEC 6×1 de Erika
O deputado federal Maurício Marcon (PL-SC) apresentou nesta terça-feira (13) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que serve de contraponto ao projeto da deputada Erika Hilton (Psol- SP) para o fim da jornada de trabalho 6x1.
Batizada de PEC do Regime de Trabalho Flexível e apelidada de “PEC da jornada americana”, o texto de Marcon visa, segundo ele, “copiar o que deu certo no mundo, trazendo mais liberdade ao trabalhador”.
Em entrevista à coluna Entrelinhas, o parlamentar destacou que o texto prevê que o empregado, então, “poderá escolher a jornada de trabalho que quiser desempenhar sem abrir mão dos direitos trabalhistas já garantidos na Constituição”.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Após um desempenho ruim da esquerda nas eleições municipais e o crescimento da direita em grandes cidades, o Partido dos Trabalhadores voltou ao tema da regulamentação das redes sociais e, dessa forma, apresentou na Câmara dos Deputados uma nova versão do “PL das Fake News”, também conhecido como "PL da Censura".
O novo projeto de lei (PL 4.144/2024), de autoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC), propõe regulamentar o conteúdo nas plataformas digitais, com foco sobretudo no "combate à desinformação", com a criação de uma agência reguladora responsável por fiscalizar a aplicação das novas regras. Além disso, as empresas que não cumprissem as determinações estariam sujeitas a multas e até à suspensão temporária.
O polêmico novo clipe da Anitta e o alerta a quem é pai de menina
O recém-lançado clipe da Anitta chamado “São Paulo” tem gerado muita polêmica e críticas até mesmo entre os fãs da cantora. Em um show de vulgaridade e sensualidade explícita, o vídeo mostra uma Anitta grávida em uma performance exageradamente erótica. Mas piora: em vez de um bebê, nasce uma boca macabra que passa a acompanhá-la ao longo do clipe.
Se você é pai de menina, a verdade é que mesmo que prefira simplesmente ignorar a Anitta e sua ampla e terrível influência às novas gerações, se sua filha – criança ou adolescente – tiver acesso a um celular, provavelmente já foi ou será impactada por esse clipe, ou por outros piores.
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (12) que Elon Musk, dono X, da Tesla e da SpaceX, e o também empresário Vivek Ramaswamy, que foi pré-candidato à presidência pelo Partido Republicano, vão chefiar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) durante sua gestão, que começa em janeiro.
“Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão caminho para que minha administração desmantele a burocracia governamental, corte regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture as agências federais – [algo] essencial para o movimento ‘Salve a América’”, afirmou Trump numa publicação na rede Truth Social.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião