Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Entrelinhas

Relator da CIDH ouve STF, mas não fala com a imprensa: o que vem por aí?

Relator da CIDH ouve STF, mas não fala com a imprensa: o que vem por aí?. O programa Entrelinhas desta terça-feira (11) repercute a vinda do Relator Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villareal. Barroso chamou o ministro Alexandre de Moraes para ajudar a defender a atuação da Corte nos últimos anos no que diz respeito à suspensão de perfis e remoção de conteúdo na internet e nas redes sociais.

Falaremos ainda sobre o convite feito pelo senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira (PP-PI), ao cantor Gusttavo Lima para se filiar a legenda. Em entrevista à emissora CNN, o senador revelou que convidou o sertanejo para se filiar à legenda, mas ponderou que a consolidação de seu nome na disputa presidencial dependeria de apoio interno e, principalmente, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

É a partir das 10h30, ao vivo.

Relator da CIDH ouve STF, mas não fala com a imprensa: o que vem por aí?

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (10), o Relator Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villareal. Barroso chamou o ministro Alexandre de Moraes para ajudar a defender a atuação da Corte nos últimos anos no que diz respeito à suspensão de perfis e remoção de conteúdo na internet e nas redes sociais.

Pedro Vaca Villareal deixou o encontro, que durou cerca de uma hora e meia, sem falar com a imprensa – ele se recusou a dar entrevistas a jornalistas que o aguardavam na saída do STF.

Na reunião o representante da CIDH, os ministros justificaram a atuação do STF com o discurso de que as instituições democráticas estiveram em risco durante o período. Segundo nota divulgada pelo STF, Barroso citou o caso do ex-deputado Daniel Silveira, condenado por insultar e sugerir agressões físicas aos ministros em vídeo postado em 2021.

PP de Ciro Nogueira entra na disputa por Gusttavo Lima para 2026

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, afirmou no domingo (9) que tem boas expectativas sobre a viabilidade da candidatura do cantor Gusttavo Lima em 2026. Em entrevista à emissora CNN, o senador revelou que convidou o sertanejo para se filiar à legenda, mas ponderou que a consolidação de seu nome na disputa presidencial dependeria de apoio interno e, principalmente, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "É uma coisa que ele pode construir, e eu espero que ele construa, que ele possa se viabilizar ou nessa eleição, ou em eleições subsequentes", apontou Nogueira.

A declaração do senador reforça o interesse de diversos partidos no nome de Gusttavo Lima, impulsionado por pesquisas que indicam sua boa aceitação política. O Partido Liberal (PL), de Bolsonaro, também o sondou, mas com a condição de que ele dispute uma vaga no Senado, e não a presidência. O União Brasil, partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também se movimenta para filiar o cantor, aproveitando a relação de amizade entre eles.

Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.