O Entrelinhas desta quinta-feira (31) convida você para uma análise séria e detalhada dos principais acontecimentos políticos e judiciais da semana. Entre os temas discutidos, está a posição do presidente Lula contra a concessão de anistia aos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ele justificou a manutenção das prisões como um reforço ao valor da democracia e afirmou que os detidos precisam aprender que “democracia é algo bom.”
Além disso, o programa também traz à pauta o apoio do PL à candidatura de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado. O apoio foi revelado após uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro e lideranças do partido.
Outro destaque será a análise do julgamento de um réu dos atos de 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes negou o adiamento da audiência, mesmo diante de laudos médicos que alertam para seu estado psiquiátrico grave.
Ademais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que apoiaria a reeleição de Lula, caso a eleição fosse hoje. Além disso, mostrou interesse em uma possível vaga no STF. O programa aborda os impactos e interesses por trás dessa posição.
Por fim, o cenário estadual e as projeções para 2026 ganham espaço com a ascensão de Ratinho Jr. como uma das principais lideranças da direita no Paraná, onde o governador se destaca pela aprovação popular.
Não perca o Entrelinhas de hoje!
Lula reitera posição contra anistia aos presos de 8 de janeiro: “Democracia é bom”
Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou sua posição contrária à concessão de anistia aos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Para o presidente, embora seja favorável à anistia em geral, considera que o momento ainda não é adequado, pois as investigações e punições seguem em andamento.
Segundo Lula, o Brasil ainda precisa identificar e responsabilizar muitos dos envolvidos, incluindo financiadores. “Sou favorável à anistia; lutei muito para que houvesse anistia no Brasil. Mas, nesse caso, ainda não punimos todos os envolvidos, nem descobrimos todos,” destacou.
Lula também justificou a manutenção das prisões como um reforço ao valor da democracia, afirmando que os detidos precisam aprender que “democracia é algo bom.”
PL confirma apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), informou nesta quarta-feira (30) que o PL irá apoiar a candidatura do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado. O anúncio ocorreu após uma reunião no Senado entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros senadores do partido.
"Nós tomamos aqui uma decisão para anunciar para vocês que nós, nessa eleição para o Senado, vamos apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre”, informou Marinho em coletiva de imprensa, após a reunião.
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de adiamento da audiência de Jair Gonçalves da Silva, réu preso por participar dos atos do 8 de janeiro, apesar de um grave quadro de depressão e ansiedade. Com a negativa, a audiência ocorreu na última segunda-feira (28) sem a presença do réu, e apenas uma testemunha da defesa foi ouvida.
Jair, um aposentado de 63 anos, está em tratamento contínuo para depressão desde 2016. O atestado, assinado pelo psiquiatra que o acompanha, recomendou que ele fosse afastado de situações estressantes por um período de 60 dias. De acordo com o médico, o aposentado não está em plenas condições psicológicas e que qualquer situação de estresse poderia agravar seu estado de saúde. Outra avaliação médica realizada em abril de 2023 considera o risco de suicídio em caso de piora do quadro.
Pacheco indica apoio à reeleição de Lula e demonstra interesse em vaga no STF
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (30), que se a eleição fosse hoje, ele apoiaria a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Essa é uma decisão que será feita lá na frente, considerando tanto a realidade do governo quanto a vontade das lideranças do partido. Hoje o PSD tem quem já se dedica pelo apoio a Lula, quem defenda o contrário, e há um meio-termo que pode ser decisivo no futuro. Eu me filio à linha de que seria interessante para o Brasil ter a continuidade por mais quatro anos do presidente Lula no governo”, afirmou em uma entrevista ao UOL.
Presidenciável, Ratinho Jr. lidera domínio estadual entre governadores de direita nas eleições
A alta aprovação da gestão Ratinho Junior (PSD) credenciou o governador ao posto de maior cabo eleitoral nos estados do país administrados pelos principais nomes da direita e da centro-direita, a partir de vitórias dos candidatos do partido em 41,1% das prefeituras do Paraná.
O índice é o maior entre os governadores de direita que podem disputar as eleições presidenciais de 2026, entre eles, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião