O senador Sergio Moro (União Brasil – PR) protocolou um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para analisar os efeitos das recentes suspensões do Twitter/X e da Starlink no Brasil. A senadora Damares Alves (Republicanos – DF) subscreveu o requerimento e confirmou, em entrevista exclusiva à coluna Entrelinhas, que será realizada uma audiência pública na próxima semana para discutir o tema.
Damares destacou a importância da audiência, ressaltando que o debate abordará os impactos econômicos resultantes da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão de suspender o Twitter/X afetou também a empresa Starlink, responsável por fornecer internet a milhões de brasileiros.
A senadora alertou sobre os prejuízos enfrentados por várias empresas e a possível ameaça aos serviços essenciais. “Queremos realizar uma análise completa e debater a situação”, apontou Damares. Ela mencionou preocupações específicas, como possíveis riscos para crianças na Amazônia devido à falta de internet, a necessidade de acesso a cuidados médicos para idosos e a educação à distância para alunos em áreas ribeirinhas.
Nesta terça-feira (3) a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, afirmou que suspenderá o acesso ao X no Brasil. No final de semana, a provedora de internet por satélite havia informado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que não atenderia a ordem de Moraes. A companhia divulgou, ainda, uma nota em inglês nas redes sociais, criticando a decisão do ministro.
Na semana passada, Moraes ordenou o bloqueio das contas bancárias da Starlink para assegurar o pagamento de multas impostas ao X, também de propriedade de Musk. "O time da Starlink está fazendo todo o possível para mantê-los conectados. Após a decisão de Alexandre de Moraes que bloqueou os bens da Starlink e impede que a empresa faça transações financeiras no Brasil, começamos imediatamente os procedimentos legais no STF explicando a grande ilegalidade da determinação e pedindo para que a Corte desbloqueie nossos ativos", diz o comunicado.
Eleições municipais cumprem etapa do plano da direita para comandar o Senado em 2027
Judiciário impulsiona ascensão do PSOL como protagonista da agenda abortista
Padres e pastores são alvos de processos por homofobia; IBDR faz abaixo-assinado
Como foi o desempenho dos políticos nas cidades mais atingidas pelas enchentes no RS
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião