Trump encerra programas identitários e preocupa grupos progressistas no Brasil. O programa Entrelinhas desta quinta-feira (23) repercute o afastamento dos funcionários que atuavam durante o governo de Joe Biden com programas de diversidade e inclusão, as chamadas políticas DEI, um novo passo para encerrar totalmente ações nesse sentido no novo governo federal.
Falaremos também sobre a Venezuela que fechou sua fronteira com o Brasil devido a exercícios militares que estão sendo realizados pela Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), confirmaram nesta quarta-feira (22) fontes oficiais brasileiras.
É a partir das 10h30, ao vivo.
Trump encerra programas identitários e preocupa grupos progressistas no Brasil
As mudanças obedecem a ordem executiva assinada por Trump no dia da posse. Nesta terça-feira (21), o site da agência dedicada a tratar desses assuntos foi retirado do ar pelo departamento liderado por Elon Musk, o DOGE.
O novo presidente empossado classificou tais programas como “discriminatórios” e insistiu em restaurar a contratação estritamente baseada em mérito.
"As política de diversidade, equidade e inclusão (DEI) em nossas instituições as corrompeu ao substituir o trabalho árduo, o mérito e a igualdade por uma hierarquia preferencial divisiva e perigosa", diz um trecho da ordem executiva assinada por Trump.
Venezuela fecha sua fronteira com o Brasil
De acordo com a Polícia Militar de Roraima, a Venezuela informou que se trata de uma “medida de segurança” devido a essas manobras e que a passagem da fronteira pela cidade de Pacaraima permanecerá fechada pelo menos até esta quinta-feira (23). Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que tropas inclusive chegaram a atravessar a fronteira, mas retornaram.
Desde 2018, Pacaraima tem sido a porta de entrada para centenas de milhares de cidadãos venezuelanos que fugiram de seu país devido à aguda crise política, econômica e social, intensificada pelo regime de Nicolás Maduro.
A fronteira também foi fechada em 10 de janeiro, quando Nicolás Maduro foi empossado para o seu terceiro mandato ilegítimo, após fraudar as eleições de julho de 2024.
Assista ao programa Entrelinhas de segunda a sexta
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.