Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gabriel Sestrem

Gabriel Sestrem

Família

O joão-de-barro ensina mais sobre família e paternidade do que qualquer influenciador

Ninho joão-de-barro
O joão-de-barro, uma das aves mais inteligentes e fascinantes da natureza, tem muito a ensinar sobre família (Foto: Gemini)

Ouça este conteúdo

O joão-de-barro é, de longe, um dos pássaros urbanos mais fascinantes. Sua fama vem da habilidade de construir ninhos de barro reforçados, em forma de forno, resultado de um trabalho árduo e minucioso. Em quase todos os cantos do país é possível ver essas “obras de engenharia” da natureza em postes, muros, telhados e árvores.

Mas a ave também tem muito a ensinar quando o assunto é família. Há uma parceria impressionante entre o macho e a fêmea, que trabalham juntos em praticamente tudo, desde a coleta diária dos materiais para a construção do “lar” até a alternância de turnos para chocar os ovos e a cooperação na hora de alimentar os filhos. A parceria é tão sincronizada que eles chegam a “cantar em dueto” durante o trabalho!

A sabedoria da natureza, e de quem a criou, é intrigante. E o que sempre me intrigou no joão-de-barro é que, ao contrário de outros pássaros urbanos comuns, ele é muito menos arisco à presença humana. É uma ave que é fácil se aproximar e possivelmente só vai se afastar quando você estiver realmente muito perto, enquanto sabiás, bem-te-vis e pardais costumam voar logo que percebem a presença de alguém.

Essa coragem pode ser explicada pela forte capacidade de adaptação, já que ele percebe que ambientes humanos oferecem segurança contra predadores naturais, como cobras ou gaviões. Mas há outro motivo: o joão-de-barro está quase sempre em busca de materiais para construir ou reforçar o ninho. Orientado pelo instinto de manter a proteção e o bem-estar da família, ele não deixa de cumprir o dever, mesmo se expondo a certo risco perto de possíveis predadores, como nós.

O arquiteto da própria família

Mas o joão-de-barro não se destaca apenas no fornecimento de proteção aos seus: há cuidado em todos os detalhes. O ninho é cuidadosamente preparado, sempre com dois cômodos – como se cada joão-de-barro já nascesse com um “projeto arquitetônico do imóvel”. Um dos cômodos, o menor, é a entrada, e o outro é o quarto onde serão colocados os ovos da fêmea. A entrada é feita propositalmente de forma estreita para evitar predadores, e o quarto onde ficarão os filhos é o mais protegido.

Há também um “segredo térmico” para manter a turma toda aquecida, que é a escolha pelo barro. Durante o dia, o barro absorve calor solar; à noite, libera esse calor aos poucos, mantendo o interior do ninho mais quente.

Além disso, o joão-de-barro constrói o ninho sempre com a entrada na direção contrária ao vento. Em locais muito quentes, também se preocupa em que a abertura esteja voltada para o lado que pega menos sol. Já em locais frios, é o contrário: a abertura fica voltada para o sol.

E para que tudo isso aconteça, o sacrifício e a dedicação são inegáveis. Dia após dia – faça chuva ou faça sol – essas aves estão buscando barro úmido, gravetos, palhas e folhas. Normalmente fazem mais de duas mil viagens para buscar material, e o ninho pode levar até um mês para ficar pronto. Após construído, o trabalho continua: é preciso continuar reforçando a estrutura do lar, para que a família permaneça protegida.

O resultado é que a casa dessas aves tem duração de até cinco anos no ambiente urbano, chegando a até dez anos em áreas rurais. Uma curiosidade adicional é que o casal limpa o ninho juntos, principalmente para tirar as fezes dos filhos, e criar um ambiente melhor. Por fim, o casal de joões-de-barro fica junto a vida inteira, e só se separa quando um deles morre.

Enquanto a maioria das aves constrói ninhos frágeis e passageiros, ou se adapta aos espaços que encontram, o joão-de-barro dedica toda a vida, diariamente, para que sua família tenha o melhor que ele puder dar – mesmo que isso seja uma casa de barro. Além disso, o macho não mede esforços para servir a fêmea e vice-versa, algo tão distante do que vemos hoje na maioria dos lares.

VEJA TAMBÉM:

Um ninho de joão-de-barro dura mais do que muitos casamentos

Pode ser que eu tenha exagerado no título. Há muitos influenciadores bons por aí falando sobre família e paternidade. Mas a sabedoria divina expressa em um animal tão incrivelmente sábio é uma influência que não pode ser comparada com nenhum reels ou stories.

Da próxima vez que vir um joão-de-barro, gaste uns minutos observando seu comportamento. Possivelmente você vai se espantar com a diligência e a obstinação dessa pequena ave, que ensina que cuidar bem da família inevitavelmente passa por dedicação, sacrifício, paciência e constância diários – ou seja, o que poucos estão dispostos a fazer.

Talvez seja por isso que alguns ninhos de joão-de-barro, ainda que feitos de barro úmido, gravetos e folhas, duram mais do que muitos casamentos que tinham tudo para dar certo. Faça sua parte!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.