Thumbnail

A busca pelo sucesso do empreendedor moderno precisa ser pautada no processo

Nathan Furlan de Assis*

Opinião

O sucesso e o “culto ao resultado” em detrimento do processo

14/05/2021 18:19
Em uma era em que todos buscam o sucesso, nenhum papel representa melhor essa "cultura" do que a figura do empreendedor moderno. A cultura do sucesso faz com que as notícias, redes sociais e mídias especializadas tenham apenas conteúdo sobre histórias de sucesso. É um culto ao resultado em detrimento do processo.
As pessoas se encantam com bonitas histórias e acreditam que qualquer um pode se dar muito bem. Elas menosprezam o esforço dedicado ao processo e se esquecem do mais importante:
O sucesso é escasso em uma realidade em que os sonhos são engolidos pelos riscos
O processo é o caminho pelo qual o ser humano enfrenta dificuldades em busca de algo maior. O que as pessoas passam durante esse período é o que as amadurece e as humaniza. É comum nos esquecermos do lado oculto do processo em que somos testados até o limite, assumimos riscos, ganhamos, perdemos, e renunciamos a nós mesmos e das pessoas ao nosso entorno enquanto brigamos contra o mundo e o tempo em busca dos nossos objetivos.
Esse contexto se alinha com a recusa da sociedade moderna em lidar com o sofrimento. Em um mundo onde tudo deve parecer bonito e divertido, evita-se ao máximo ter conversas francas, nos transformando na materialização da sociedade do comercial de margarina.

Histórias de sucesso marcadas por derrotas

Estudando as histórias de sucesso, veremos que seus protagonistas já foram marcados por derrotas, ressentimento e pagando o preço de decisões difíceis.
O sucesso parece ser apenas um prêmio justo para tantos anos de sacrifício
Penso que as gerações anteriores tinham um apreço maior pelo processo. Valores como ter perseverança, coragem, resiliência e visão de longo prazo eram vistos como características que enriquecem o ser humano bem antes de enriquecer a conta bancária.
E esse processo de amadurecimento e luta que se passa antes da chegada do sucesso era o grande motivo de orgulho.
O esforço nunca foi desprezado, hoje ele é esquecido. Hoje somos focados no resultado independente de como iremos lidar com os percalços do caminho, e isso revela uma falta amadurecimento da sociedade.
Se formos honestos sobre dificuldades do processo, expondo as entranhas desagradáveis de um caminho de constante luta, talvez poderemos ajudar a preparar as pessoas que buscam as vias do empreendedorismo, da autonomia no trabalho e de seus sonhos.
Portanto, não adianta expor os bilhões de dólares que foram ganhos pelos poucos empreendedores de sucesso ao passo que influenciamos as pessoas a perseguir um caminho que pode somar mais derrotas do que vitórias.
Para o público, a relação custo-benefício se pauta em um sonho de resultado e não na capacidade e coragem de enfrentar um processo de constante teste e amadurecimento. No meio disso tudo, temos milhões de pessoas desinformadas.
*Nathan Furlan de Assis é graduado em logística pela FATEC, pós-graduado em gestão de processos pela UNICAMP, certificado em PMI Gestão de Projetos Lean Six-Sigma Black Belt. Tem 11 anos de experiência como instrutor de inovação, consultor e analista processos e projetos em grandes empresas.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão