Publicidade
Guilherme Macalossi

Guilherme Macalossi

Eleições

O segundo turno no primeiro e a capitulação da terceira via

Até aqui, o vetor inamovível de toda a campanha foi a continuidade de Lula e Flávio Bolsonaro na dianteira,. (Foto: Imagem criada utilizando ChatGPT com base nas fotos de Carlos Moura/Agência Senado, Renato Pizzutto/Band e Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Marina Helena, candidata do Novo a deputada federal por São Paulo, anunciou que não votará em Romeu Zema, presidenciável de seu partido. Votará em Flávio Bolsonaro já no primeiro turno. Ela comunicou isso em suas redes sociais e garantiu que comunicou Zema antes. Ele teria dado anuência e a liberado para apoiar o adversário, mesmo não tendo desistido formalmente da disputa. Na prática, é a confissão de que sua candidatura se arrasta melancolicamente. Na última pesquisa da AtlasIntel  (registro no TSE BR-04739/2026) mostrou que Zema aparece com apenas 0,9% das intenções de voto; em Minas Gerais, estado que governou por dois mandatos, tem 0,8%.

Outro em franco processo de desidratação é Ronaldo Caiado. Quando lançou seu nome, já o fez de forma esvaziada. O PSD nunca demonstrou grande entusiasmo em torno de uma candidatura própria. Com diretórios divididos entre o bolsonarismo e o lulopetismo, ter um candidato à Presidência é mais um empecilho do que um bom negócio político. Orbitar o poder sempre é mais confortável do que exercê-lo como protagonista.

Numa eleição quase plebiscitária e pautada pela rejeição, a tendência de concentração de votos nos dois nomes da dianteira começa a comprimir ainda mais o espaço dos adversários

Candidatos a governador do PSD estão cuidando de seus próprios feudos. Ratinho Junior, o influente governador do Paraná, nem cita Caiado em suas manifestações públicas e passou a fazer acenos ao eleitorado de Flávio Bolsonaro. É como se, fora do horário eleitoral, ele nem existisse.

Augusto Cury, por sua vez, teve um espasmo de exposição no debate da Band e na entrevista do Jornal Nacional, mas a rapidez de seu crescimento só não foi maior do que a velocidade do encolhimento posterior. Os votos foram e vieram. O impulso inicial não se consolidou. Ele não teve nem tempo de constituir uma “tendência”, para ficar no linguajar dos planilheiros de pesquisas eleitorais.

Renan Santos ainda aparece em levantamentos nacionais com indicadores superiores aos dos demais candidatos alternativos e conta com uma militância organizada por meio do MBL. Mas mesmo isso tem sido insuficiente para impedir oscilações e recuos nos indicadores. Na própria Atlas, que em levantamentos anteriores chegou a situá-lo no limiar de dois dígitos, ele passou a aparecer abaixo desse patamar, aproximando-se dos demais candidatos alternativos.

Até aqui, o vetor inamovível de toda a campanha foi a continuidade de Lula e Flávio Bolsonaro na dianteira, trocando de posição na liderança em meio a variáveis como o caso de corrupção no INSS, a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), o escândalo do Banco Master e as tarifas de Donald Trump. Ainda que, eventualmente, um tenha se distanciado do outro nos levantamentos, nenhum dos dois teve sua presença no segundo turno efetivamente ameaçada pelos demais candidatos. E isso condicionou o movimento de chegada que se verifica agora.

Numa eleição quase plebiscitária e pautada pela rejeição, a tendência de concentração de votos nos dois nomes da dianteira começa a comprimir ainda mais o espaço dos adversários. É um movimento que já aparece inclusive entre atores políticos, como demonstra a decisão de Marina Helena de abandonar eleitoralmente o candidato do próprio partido. Parte do eleitorado começa a se mover no sentido de tentar resolver a disputa o quanto antes, deixando de lado qualquer receio ou desconfiança pontual que tenha em relação a Lula ou a Flávio Bolsonaro. É o segundo turno já no primeiro, com a terceira via capitulando no processo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.