Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
José Pio Martins

José Pio Martins

Estado

O peso da incerteza

Risco e incerteza estão entre os temas relevantes sobre o estado geral de uma nação e o desenvolvimento econômico. (Foto: Imagem criada utilizando Open AI/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A incerteza é um estado de espírito. É o estado de dúvida entre duas ou mais alternativas. A incerteza restringe a ação, mas tem o efeito de estimular a análise e a compreensão até a chegada de alguma conclusão, porquanto, em caso de dúvida, é recomendável abster-se de agir, mas não de pensar e de seguir pesquisando e examinando.

A incerteza decorre da escassez de conhecimento, em geral ampliada pela insuficiência de informação e, sobretudo, pela dificuldade de imaginar como será o futuro. Essa dificuldade é ampliada nos países que vivem em crise política e econômica, especialmente na crise das instituições.

A incerteza existe também como produto da ação humana sobre as instituições, quando os homens as conduzem mal e as tornam disformes e disfuncionais, terminando por emperrar o funcionamento geral do governo e da sociedade. O resultado objetivo disso é aumentar a dificuldade de obter progresso material e crescimento.

É de conhecimento geral que o principal elemento para o progresso das nações é o tamanho do investimento em capital físico e suas tecnologias. Simplificadamente, podemos dividir o capital físico em infraestrutura física, infraestrutura empresarial e infraestrutura social.

Risco e incerteza estão entre os temas relevantes sobre o estado geral de uma nação e o desenvolvimento econômico

Os agentes de investimentos em um dado país são pessoas, empresas, governo e o resto do mundo. Afora alguns pequenos investimentos pessoais, a exemplo de uma casa no campo, todos os demais investidores, por interesse e por cautela, não investem em tempos de incerteza econômica ou política.

A incerteza refere-se ao desconhecimento do futuro, que é sempre incerto, apesar de haver larga margem para previsões sobre os acontecimentos, sobretudo no campo da economia e dos negócios, pois as necessidades humanas se repetem com regularidade e tudo o que a humanidade faz é destinado a atender suas próprias necessidades.

Aqui entra o problema das decisões de investimentos em capital produtivo. Considerando que tais investimentos se fazem por interesse e por viabilidade econômica, eles são reduzidos em países contaminados por crises políticas, econômicas e institucionais.

Com futuro político incerto, como é o caso dos países acometidos por guerras civis internas ou conflitos internacionais, os investidores nacionais e estrangeiros são desestimulados e afugentados. Empreendedores sempre agem sob alguma incerteza; porém, quando esta é agravada por crises políticas e econômicas, os empreendedores fogem.

VEJA TAMBÉM:

Quanto maior a incerteza, maior é o risco dos investimentos. Aqui vale observar a diferença entre correr um risco e assumir um risco. Se eu tenho um automóvel, eu corro risco de acidente e de furto. Se faço um seguro para proteger meu capital, a seguradora assume o risco mediante um valor que lhe pago.

Desse ponto de vista, uma sociedade com alta taxa de violência em forma de furtos, roubos, acidentes e gastos com proteção pessoal e patrimonial é uma sociedade que gasta altos valores para enfrentar a violência que nela impera. Essa situação empobrece a sociedade.

Um aspecto lamentável da violência é que a sociedade gasta parte de sua renda para se prevenir ante a mera expectativa de violência, como é o caso dos gastos com grades em portas e janelas, cercas e vigilância.

A violência não é apenas um problema moral e social, mas também um grave problema econômico que prejudica o progresso e freia o desenvolvimento, além de cobrar alto preço em termos de bem-estar mental.

Adicionalmente, a violência afeta a liberdade de ir e vir, e a mera expectativa de que atos violentos possam ocorrer é antiliberdade. Essa mera expectativa é um tipo de reação mental derivada da sensação de que um evento danoso possa ocorrer. Sensação de risco gera incerteza, e esta inibe decisões e consome recursos para prevenção de riscos imaginados.

Risco e incerteza estão entre os temas relevantes sobre o estado geral de uma nação e o desenvolvimento econômico. Ademais, quando a violência, sob suas formas variadas, ocorre em alto grau, ela consome enorme parcela do produto nacional e do esforço do sistema produtivo. Infelizmente, essa é uma realidade presente em quase todas as nações pobres.

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.