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Todos os líderes possuem uma marca pessoal que deve ser cuidadosamente elaborada para ser percebida de forma distinta pelos seus colaboradores, pares e pela sociedade de uma forma geral. A marca individual do líder evidencia sua identidade, capacidades e realizações e como é reconhecido. Possibilita ao líder definir seus próprios objetivos de liderança e então posicioná-lo apropriadamente conforme a necessidade e situação. Uma marca de liderança ajuda a diferenciar líderes e suas abordagens, valores, crenças e visão.
Quatro elementos importantes que contribuem para o desenvolvimento da marca do líder:
1) O estabelecimento dos resultados que pretende atingir num determinado período;
2) Desenvolver as características distintas com as quais ele quer ser reconhecido;
3) Definir sua identidade;
4) Fazer um manifesto de liderança com uma descrição sobre o que o líder quer, como quer ser reconhecido e aonde quer chegar.
Também é importante que os líderes obtenham opiniões sobre sua marca de liderança junto aos executivos seniores, subordinados e outros stakeholders para entender suas expectativas. Um líder precisa colocar os interesses da organização e dos stackholders antes das ambições e objetivos dele próprio.
Outro aspecto importante é a necessidade de entender que a marca da liderança pessoal não pode ser criada instantaneamente, mas que a credibilidade é conquistada através de trabalho duro e que sua aceitação acontecerá e somente será reconhecida depois que seus resultados forem atingidos.