• Carregando...
Homem pensando em frente ao notebook
Uma marca de liderança ajuda a diferenciar líderes e suas abordagens, valores, crenças e visão.| Foto: Vadym Drobot / Freepik

Todos os líderes possuem uma marca pessoal que deve ser cuidadosamente elaborada para ser percebida de forma distinta pelos seus colaboradores, pares e pela sociedade de uma forma geral.  A marca individual do líder evidencia sua identidade, capacidades e realizações e como é reconhecido. Possibilita ao líder definir seus próprios objetivos de liderança e então posicioná-lo apropriadamente conforme a necessidade e situação. Uma marca de liderança ajuda a diferenciar líderes e suas abordagens, valores, crenças e visão.

Quatro elementos importantes que contribuem para o desenvolvimento da marca do líder:

1) O estabelecimento dos resultados que pretende atingir num determinado período;

2) Desenvolver as características distintas com as quais ele quer ser reconhecido;

3) Definir sua identidade;

4) Fazer um manifesto de liderança com uma descrição sobre o que o líder quer, como quer ser reconhecido e aonde quer chegar.

Também é importante que os líderes obtenham opiniões sobre sua marca de liderança junto aos executivos seniores, subordinados e outros stakeholders para entender suas expectativas.  Um líder precisa colocar os interesses da organização e dos stackholders antes das ambições e objetivos dele próprio.

Outro aspecto importante é a necessidade de entender que a marca da liderança pessoal não pode ser criada instantaneamente, mas que a credibilidade é conquistada através de trabalho duro e que sua aceitação acontecerá e somente será reconhecida depois que seus resultados forem atingidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]