• Carregando...
Garimpeiros trabalham na Amazônia
Garimpeiros trabalham na Amazônia em Apuí, 453km ao sul de Manaus, em janeiro de 2007.| Foto: EFE / Raimundo Valentim

Nesta semana, um helicóptero das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela invadiu o espaço aéreo brasileiro para uma operação macabra. A aeronave militar sem marcações carregava pendurados em uma rede de carga os corpos de cinco cidadãos brasileiros executados pela Guarda Nacional Bolivariana, em um garimpo no Sul do país. Os relatos das testemunhas dão conta de que os corpos, crivados de balas de fuzil, foram descarregados em uma clareira no lado brasileiro da fronteira com menos dignidade que a dedicada aos animais.

As vítimas eram garimpeiros que trabalhavam na exploração de ouro que, embora clandestina, é controlada por máfias subordinadas ao regime de Nicolás Maduro, que se vale da atividade para movimentar centenas de quilos de ouro que alimentam suas redes de crime e corrupção dentro e fora da Venezuela.

Os corpos dos brasileiros foram desovados nas franjas da terra indígena ianomami, indicando que os militares venezuelanos não só invadem impunemente o território brasileiro, como terras indígenas brasileiras.

O silêncio global para a destruição ambiental promovida pelo regime de Maduro é constrangedor. Mais ao norte da área onde os brasileiros foram mortos, está o “Arco Mineiro” – local digno de comparação com cenários de filmes distópicos ao estilo Mad Max.  Encravado no meio da Amazônia (pois é a Venezuela também um pedaço da floresta), os garimpos paraestatais da ditadura chavista são de longe a maior estrutura de devastação em atividade naquele bioma. Desmatam, envenenam rios, contaminam o solo, matam indígenas e líderes comunitários locais. Mas ninguém presta a atenção.

Assim como ninguém fora de Roraima deu a mínima pelo assassinato dos garimpeiros brasileiros pelo regime de Maduro.

As vítimas não falavam inglês. Possivelmente eram até semianalfabetas. Não tinham filiação partidária ou cargos públicos ou vínculos com organizações capazes de mover as engrenagens da opinião pública. Por muita sorte, podemos saber os seus nomes. O Instituto Médico Legal de Boa Vista os identificou como Oswaldo José Figuera Suárez, Raimundo Charles da Conceição Pereira, Francisco Pereira, João Barbosa da Silva e uma mulher, Dilviane Nunes da Silva.

Esses são os nomes dos cinco brasileiros assassinados pelo regime de Nicolás Maduro, cujos corpos foram desovados no Brasil, com a combinação de desrespeito total ao que Brasil, seus cidadãos e autoridades.

No Brasil é longa a lista de autoridades que trabalham para a normalização das relações com a ditadura de Maduro. A lista é apartidária. O senador Chico Rodrigues, do União Brasil, é quem lidera o lobby chavista na cozinha do presidente Jair Bolsonaro. Na extrema esquerda estão os pessolistas e assemelhados que juram que a Venezuela é uma democracia demonizada pelo imperialismo dos Estados Unidos e, assim como Cuba, vítima de embargos cruéis e desumanos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu PT são os maiores aliados regionais do regime de Maduro e inegavelmente a peça que falta para a normalização completa daquela ditadura. Não faltam registros de afeto, apoio e inspiração nas ações iniciadas por Chávez e agravadas pelo seu sucessor.

A direita no Brasil e América Latina faz um uso indiscriminado das comparações de todos os males que surgem em seus países com as atrocidades que são cometidas na Venezuela e que levaram a Venezuela ao colapso econômico, social e institucional. A criminalização do Estado atingiu níveis tão profundos nas instituições venezuelanas que as tragédias que vemos no entorno, muito embora não devam ser negligenciadas, parecem estar bem longe do que o chavismo foi capaz de fazer.

O horror do chavismo e sua sequência, pelas mãos de Nicolás Maduro e seus aliados é tão evidente que qualquer defesa de seu regime não pode ser explicada fora da patologia, má-fé ou cumplicidade criminosa.

O regime espanca, prende, tortura e mata opositores. Mais de cinco milhões de refugiados deixaram o país, ou para fugir da fome e miséria, ou para não morrer nos tentáculos do regime que se vale do aparato estatal ou das milícias que são mantidas pelo hibridismo do Estado e o crime.

Não seriam necessários mais exemplos para definir o comportamento mafioso do regime e seus membros. Mas o assassinato de cinco brasileiros e toda a operação envolvendo aeronave sem marcações e militares venezuelanos em uma incursão clandestina em território brasileiro servem para relembrar que além de uma ditadura, o regime de Maduro é uma guarda-chuvas de organizações criminosas que operam em todos os níveis, desde o Palácio de Miraflores, que é a sede do governo, até as entranhas da mata, onde se mata e pilha a natureza com mandato e proteção estatal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]