i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Luciano Trigo

Foto de perfil de Luciano Trigo
Ver perfil

O bom exemplo que vem da Polônia: multa por censura ideológica

  • Luciano TrigoPor Luciano Trigo
  • 21/02/2021 11:38
O bom exemplo que vem da Polônia: multa por censura ideológica
| Foto: Reprodução Twitter

Na semana que passou, o governo da Polônia anunciou uma medida pioneira para combater a censura que vem sendo crescentemente praticada pelas Big Techs na internet, em plataformas como o Facebook e o Twitter. Segundo reportagem publicada pelo “The Epoch Times”, o vice-ministro da Justiça Sebastian Kaleta afirmou que as empresas que excluírem postagens ou suspenderem usuários por razões ideológicas poderão ser multadas em até 13,5 milhões de dólares.

A justificativa é óbvia: o usuário das redes sociais deve ter garantidos direitos fundamentais como a liberdade de expressão e de debate – que são a essência da democracia. A partir de agora, se o conteúdo de qualquer postagem for legal (ou seja, se não violar nenhuma lei polonesa), ela não poderá ser censurada.

Para garantir esse direito, a Polônia vai criar um Tribunal para a Proteção da Liberdade de Expressão. Se esse tribunal avaliar que houve censura ideológica na exclusão de um post pelo Twitter, por exemplo, a rede terá que restaurar a publicação imediatamente, ou a empresa será multada.

“A liberdade de expressão não é algo que deva ser decidido por moderadores anônimos que trabalham para empresas privadas"

Kaleta foi além: em entrevista à Fox News, ele fez severas críticas às Big Techs pela clara perseguição aos usuários conservadores que defendem os valores tradicionais da família e do Cristianismo: “Trata-se de uma política de incitação ao ódio, sem qualquer justificativa legal”, afirmou. E concluiu: “A cultura do cancelamento praticada pelas Big Techs não é democrática. A liberdade de expressão não é algo que deva ser decidido por moderadores anônimos que trabalham para empresas privadas".

Para Kaleta, a cultura do cancelamento praticada pelas Big Techs não é democrática
Para Kaleta, a cultura do cancelamento praticada pelas Big Techs não é democrática

Coincidentemente, também na semana passada, o Twitter anunciou – pasmem! – que manterá permanentemente o bloqueio à conta de Donald Trump, mesmo se ele voltar a se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Ned Segal, diretor financeiro do Twitter, declarou em entrevista ao canal de TV CNBC que a política da plataforma foi desenhada para “assegurar que as pessoas não incitem a violência”: “Se alguém faz isso, não importa quem seja, é banido da rede, e nossas políticas não permitem que regresse, no futuro”.

Mas é muita cara-de-pau. Não apenas porque o Senado americano absolveu Trump de qualquer incitação à violência no episódio da invasão do capitólio, em 6 de janeiro, mas também porque o Twitter abriga sem qualquer problema a conta de Nicolás Maduro, entre outros defensores da democracia e da liberdade, incluindo terroristas islâmicos.

Se uma empresa privada se julga suficientemente poderosa para silenciar um presidente dos Estados Unidos, a mensagem que ela envia ao mundo é: “Nós podemos censurar e calar qualquer pessoa, na hora que quisermos"

Hoje o Twitter e o Facebook nem disfarçam mais que estão trabalhando para promover um ambiente favorável à agenda progressista, e a forma mais eficaz de fazer isso é incutir nas pessoas comuns o medo de expressar suas opiniões.

A questão de fundo é uma mudança de paradigma nas relações de poder: em mais de um sentido, as Big Techs detêm hoje mais poder que muitos governos e instituições, o que pode representar uma séria ameaça aos pilares da democracia e do Estado de direito. Se uma empresa privada se julga suficientemente poderosa para silenciar um presidente dos Estados Unidos, a mensagem que ela envia ao mundo é: “Nós podemos censurar e calar qualquer pessoa, na hora que quisermos".

Episódios dessa tática de intimidação e constrangimento são hoje quase diários. Não é de hoje que fazer uma piada politicamente incorreta ou emitir uma opinião que contrarie as convicções da galera “do bem” se tornaram motivos para o linchamento público nas redes. É claro que geralmente isso depende de quem faz a piada ou emite a opinião, mas o processo está saindo do controle: a lacração está se voltando contra os próprios lacradores. Se você pertence a uma minoria mas faz um comentário impróprio sobre outra minoria, também está sujeito a ser sumariamente cancelado no tribunal da internet.

Foi o que aconteceu com o jornalista progressista David Roberts, do portal de esquerda Vox, que postou no Twitter (enaltecendo a própria virtude, esporte favorito dos lacradores): “Fico pensando nos americanos sedentários, devoradores de fast-food, assistindo à TV em seus castelos suburbanos, criticando refugiados que andarem milhares de quilômetros para fugir da opressão. E fico muito zangado”. Isso deveria soar muito bem, ele deve ter pensado: atacar americanos e defender imigrantes? Não tem como dar errado.

Não é por acaso que as primeiras medidas de resistência à ditadura das Big Techs aconteçam em países que, durante décadas, foram escravizados por regimes comunistas

Mas imediatamente Roberts foi objeto de uma enxurrada de ataques por... gordofobia, também conhecida como “fat-shaming”. Desesperado, ele tentou corrigir o erro e se redimir do crime em dezenas de novas postagens: o jornalista, como tantos outros, foi obrigado a se ajoelhar no milho e pedir perdão em público, de forma humilhante: “Fat-shaming é real, é injusto, e não quero fazer parte disso”. Mais detalhes sobre o episódio nesta reportagem do portal “Daily Caller”.

Judit Varga, ministra da Justiça da Hungria, alerta para o perigo do imperialismo digital
Judit Varga, ministra da Justiça da Hungria, alerta para o perigo do imperialismo digital

Depois da medida anunciada pelo vice-Ministro da Justiça polonês, a ministra da Justiça da Hungria, Judit Varga, também se manifestou sobre o tema:

“Nos últimos dias, a censura privada atingiu um novo patamar, atingindo as pessoas de uma forma sem precedentes. No imperialismo digital, não importa mais se você é um usuário comum ou o presidente democraticamente eleito da principal potência mundial, pois ficou claro que você pode ser silenciado pressionando um botão. Parece que o mundo não está percebe até que ponto somos todos vulneráveis ​​ao controle global da mídia progressista. Mas um povo que lutou desarmado contra os tanques soviéticos não consentirá tão facilmente em ser censurado por Jack Dorsey ou Mark Zuckerberg”.

Este é um ponto fundamental. Não é por acaso que as primeiras medidas de resistência à ditadura das Big Techs aconteçam em países que, durante décadas, foram escravizados por regimes comunistas. Poloneses e húngaros sentiram na pele o que é viver em uma sociedade na qual, em nome da igualdade e da virtude, a liberdade foi duramente esmagada.

Seguramente, essa experiência ensinou os poloneses e húngaros a dar o devido valor à liberdade de expressão – e a ter coragem para impor um limite ao avanço da censura e da ditadura “do bem” que vem sendo imposta pelas redes sociais. O processo começou já há mais de uma década, com a emergência do fenômeno do “politicamente correto”, mas nos últimos anos se radicalizou, passando para a fase de perseguição aberta e cancelamento sumário de qualquer pensamento dissidente. É preciso reagir, antes que seja tarde.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz

    ± 1 horas

    As redes sociais estão se tornando o "quarto poder", acima do executivo, legislativo e judiciário ... ditadura da mídia, grande perigo ... o único caminho pra bloquear o uso de redes sociais por qualquer pessoa só pode ser o judiciário ... vão acabar tendo que criar legislação ágil e mecanismos de justiça específicos e rápidos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      D. L. Paiva

      ± 2 horas

      O twiter morre de medo de Donald Trump, por isso essa perseguição toda. Uma idéia tem tanto poder quanto uma bomba.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Eurico Schwinden

        ± 3 horas

        Esta é a ferramenta que teria uso compulsório por um governo democrático e com o apoio da expressa maioria do povo brasileiro teriam legitimidade para barrar a ditadura de 11 embusteiros, cheios de pose e zero decência e moralidade. Esqueçam a Carta de 88, enxaguada de marxismo de capoeira. Invoquemos a Magna Carta e o Tratado de Vestfalia, que inspiraram a Declaração da Independência e Emancipação de Abraham Lincoln e reforçada pela Carta de Martin Luther King, escrita na Cadeia de Birmingham. Esses e tantos outros hinos aos direitos individuais seriam mais do que suficientes para mandar 11 supremos para Papuda.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSE Z. NETO

          22/02/2021 16:06:51

          A Polônia e a Hungria, são hostilizadas pela União Europeia que quer impor seus desvalores e eles não se dobram. Parabéns pelo artigo!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz Antonio Calazans

            22/02/2021 12:52:28

            Excelente texto. Os esquerdistas sempre sequestraram as virtudes acusando os outros do que são e fazem; agora as máscaras vão caindo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Guilherme

              22/02/2021 12:09:17

              Mais uma boa notícia vinda da Polônia, um país que tem defendido sistematicamente os valores conservadores ocidentais, em defesa da vida, da liberdade individual, da pátria, e principalmente do cristianismo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • N

                Nm

                22/02/2021 11:56:11

                Gostei. precisamos manter o direito de expressão.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eden Lopes Feldman

                  22/02/2021 11:48:46

                  Uma notícia animadora de países que estão ensinando o que é a verdadeira democracia, que impõe respeito e permite que os conservadores possam continuar com sua forma de vida. Aos progressistas, vivam do jeito que desejarem também. Mas desde que assumiram o controle das big techs, estão empenhados em sua luta contra os conservadores. Parabéns ao colunista, por nos trazer informações animadoras , e a estes países. Isto nos dá esperança. Mas realmente, enquanto não tivermos uma "concorrência" forte as big techs, a situação da censura continuará unilateral.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Joamar

                    22/02/2021 11:33:17

                    Sabe o que é isso? Falta de competitividade. Faltam redes no mercado. Quando zuchemberg disse que era melhor comprar outras redes concorrentes do que concorrer com elas eu fiquei impressionado com o poder de compra deles, compraram o WhatsApp, Twitter e Instagram. Mas no final não tem mais concorrentes pra dizer o contrário e nos dar uma opção de rede social mais livre. Por isso hoje eles se põe a frente da democracia. A frente dos nossos representantes políticos pra ditar o que é ou não certo, nunca escolhemos eles, mas como não tem outra opção, outro concorrente eles mandam em nós! Espero que um dia todos juntemos pra se opor e acabar de vez com essa ditadura. Fico revoltado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Humberto Edson Cervelin

                      22/02/2021 3:00:27

                      Excelente reflexão. O mundo vai num caminho muito perigoso. É preciso reagir imediatamente

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        RAK70

                        22/02/2021 2:58:14

                        LIBERDADE é parecido a Pai, Mãe, Luz, água, enquanto temos, não damos o devido valor. Só sabemos qual seu VALOR, quando a perdemos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          ABFeitoza

                          22/02/2021 2:55:53

                          Excelente medida. E acrescentaria: se um supremo togado ordenar bloqueio indevido deveria pagar multa em dobro.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            mup

                            22/02/2021 1:00:58

                            Luciano, mais uma vez, agradeço por romper a cortina (ex-de ferro!) e permitir que reações ao cerceamento da liberdade por empresas privadas comece a sentir que alguma coisa vai e precisa mudar. Que sirva de exemplo aqui onde temos, cotidianamente, essa censura de um olho só. Só olha à direita. Espermos que algo semelhante ocorra entre nós!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Denilson Gomes Privado

                              22/02/2021 0:58:21

                              A reação virá em pouco tempo! Espero que chegue logo a Suprema Corte Norte-americana

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                roberto gomes

                                22/02/2021 0:45:33

                                Estou totalmente de acordo. Chega das Big Techs mandarem no mundo Face Book,Instagran ,Twitter, Google e cia. Devem criar novas plataformas e largarem esses DITADORES TECNOLÓGICOS.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fabio Serra Barbosa da Silva

                                  22/02/2021 0:44:15

                                  Parabéns pelo artigo

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • L

                                    Luciano Trigo

                                    22/02/2021 11:46:31

                                    Obrigado!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MARIZA DIOGO COUTINHO

                                  22/02/2021 0:43:25

                                  Excelente artigo. Parabens Luiz. Parabenz Gazeta do Povo. Espero que artigos como este iluminem mais e mais as mentes daqueles que ainda nao perceberam o manipulaçao nefasta dos abjetos progressistas que querem se impor aniquilando os valores da familia. Os hungaros e poloneses sabem do que estao falando.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    22/02/2021 0:37:49

                                    Digno de aplausos! É a Polônia dando exemplo para o mundo mais uma vez!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Tupinambá

                                      21/02/2021 23:36:07

                                      Ótimo artigo para reflexão! Entretanto aqui estamos muito distantes de uma regulamentação das redes sociais! A regra que está em execução é a regra do STF... e fala baixo porque senão caçam suas contas nas redes sociais!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • G

                                        Groot

                                        21/02/2021 23:26:41

                                        Excelente artigo As redes sociais precisam de regulamentação e regulação. Eles nao estão acima dos países e da lei.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luciano

                                          21/02/2021 23:15:02

                                          Polônia e Hungria (além da sempre opressora Rússia) são os dois países europeus que mais avançam contra direitos individuais e liberdade de expressão. Essas medidas que vêm tomando pela liberdade de expressão são para "inglês ver". Assim como na visão da Famiglia Bolsonaro, boa imprensa é aquela que concorda com o governo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • H

                                            Heros Musial

                                            22/02/2021 14:23:45

                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LSB

                                            21/02/2021 23:30:50

                                            Por favor, aponte quais direitos individuais, e contra qual liberdade de expressão, estes países estão atacando! Pois o q vejo é Alemanha (principalmente) e França ameaçarem esses países de toda forma possível por eles não aceitarem implantar as fascistas agendas progressistas da UE e nem perseguirem opiniões conservadoras / nacionalistas / religiosas (tipo contra aborto) acusando e difamando-as como “discursos de ódio”... Enfim, se há perseguição, são esses países os perseguidos pela UE...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • H

                                          Humberto B

                                          21/02/2021 22:57:25

                                          Ao mesmo tempo que as Bog Techs fazem essa censura , foram censuradas na China por permitirem alguma liberdade de pensamento. Concordo se A lei do país por exemplo USA não foi infringida, o Donald Trump não pode ser bloqueado. E multa de Milhões por usuário bloqueado!/ semana

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Selma Quintanilha

                                            21/02/2021 21:35:38

                                            O politicamente correto é uma praga que só serve para censurar e causar cisão entre as pessoas. Infelizmente estamos cercados de Sleeping Giants no ambiente de trabalho e até entre amigos. Quem defende o politicamente correto não gosta de liberdade de expressão e muito menos de democracia. É tudo um jogo de cena.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcelo Gurgel

                                              21/02/2021 20:25:44

                                              Todos têm o direito de se expressar, nenhuma nada pode suprimir este direito.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • B

                                                Bruno Santos Teles

                                                21/02/2021 20:14:15

                                                O comunismo e o nazismo são produtos da mesma cloaca, quem experimentou sabe o que é e deseja a prisão de quem defende. Só essa juventude tola e a militância mau caráter é que estão nessa.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Roberto Fakir

                                                  21/02/2021 19:57:59

                                                  Boa hora para o ministro da justiça do Brasil pensar nesse assunto e multar as bigtechs que tiraram do ar críticas à China e à OMS sobra a administração da pandemia. Ninguém tira do ar quando criticam o ministério da saúde, mas se criticar a OMS é censurado. Tem que ter um tribunal ligado ao ministério da justiça para verificação dos cancelamentos. Se foi por justa causa tudo bem, mas se for perseguição, multa neles.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • V

                                                    VALENTINA OLIVEIRA PROVENZI

                                                    21/02/2021 19:35:20

                                                    Excelente reportagem! Estamos vivendo uma era de trevas aqui no BR com a ditadura do supremo apoiada pelas redes. Estou morrendo de medo de onde isso vai dar.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • L

                                                      Luciano Trigo

                                                      21/02/2021 23:51:19

                                                      Obrigado!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Lucio Araripe de Abreu e Lima

                                                    21/02/2021 18:55:32

                                                    Não tem perigo disso acontecer aqui. Já temos um dos mais eficientes censores. Aliás, uma turma que cria as regras quando se julga ofendida. ! O que existe acima desse Leviatã ? NADA. Além de cancelar, prende a qualquer hora. Um aloprado cisma de xingar essa turma e é preso como se fosse um terrorista armado de uma bomba atômica. Qual conjunto de regras norteia as ações de seus membros. A regra é uma só, mas eles tem direito às suas próprias interpretações. PRONTO ! Você vai se queixar a quem ? Tinha um pessoal que fazia algum alvoroço, uma tal de OAB mas, como os deputados, devem ter algum motivo para ficarem omissos e concordarem com eles. Atenção censor, não xinguei ninguém.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      Silma cortes da costa battezzati

                                                      21/02/2021 18:53:48

                                                      Parabéns as autoridades polonesas. Somente quem sofreu as violências do comunismo sabe o quão nefastas são. #Polônia

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        sandra do rego barros

                                                        21/02/2021 18:50:33

                                                        Isso ja e um começo! Que outros governos tenham essa coragem!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • B

                                                          Beto Burke

                                                          21/02/2021 18:04:09

                                                          Isso mesmo. Quem é que vai decidir o que é certo ou errado, uma espécie de Deus que tudo sabe ? Um moderador do YouTube, Facebook? Mesmo que não houvesse uma inclinação ideológica não seria possível, imaginem tendo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • B

                                                            BP

                                                            21/02/2021 17:09:29

                                                            Bem lembrado, países vitimas dos comunistas conhecem aonde leva a propaganda "politicamente correta" da "transformação" em nome da "igualdade e da virtude" das Big Techs. Assim, a Polônia possui leis que criminalizam a defesa e uso de símbolos comunistas, e a União Europeia aprovou, no final de 2019, para desespero de marxistas, uma resolução contra qualquer tipo de totalitarismo, equiparando o comunismo ao nazismo e dizendo-se "preocupada com a propaganda política que minimiza os crimes comunistas e glorifica o regime totalitário soviético" (TA-9-2019-0021). Mas isso é pouco difundido no Brasil, onde "a foice e o martelo" continua em bandeiras e no peito de militantes de seitas "do bem".

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • B

                                                              BP

                                                              21/02/2021 17:09:15

                                                              Em complemento, é importante lembrar ainda que a Alemanha, apesar de ter vivido uma das mais brutais experiências totalitárias do mundo, primeiro com o nazismo e depois com o comunismo, é hoje comandada por uma ex-militante da Juventude Livre Alemã (JLA), então patrocinada pelo Partido Socialista Unificado da Alemanha, na RDA, onde integrou o conselho distrital e foi secretária da "Agitprop" (agitação e propaganda); e que nas universidades brasileiras predomina a filosofia produzida pela Escola de Frankfurt, herdeira de Heidegger. Ao contrário da Polônia e da Hungria, a reunificação alemã parece ter levado ao poder justamente a parcela da população "doutrinariamente engajada" e avessa à RFA.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                antonio augusto

                                                                21/02/2021 16:48:03

                                                                sempre digo que só quem passou por ditaduras sabe o perigo que é o que estamos passando. quem defende o que estamos passando ou ataca como torcedor não entende o que é censura. eles abriram as asas e estão sendo atacados por pessoas que não permitem acontecer a censura novamente. dá até vontade de morar nesses lugares.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  João Martins Donizete

                                                                  21/02/2021 16:39:02

                                                                  Caro Trigo. Amiúde vejo seus artigos que sem demagogia são muitos bons. Neste agora achei legal porque é o primeiro que de fato - no caso a Polônia - teve a coragem de por um freio nesta verdadeira ditadura progressista que assola o mundo neste nefasto politicamente correto. Se ao menos fosse coerente, mas não, querem impor um pensamento único e utópico. O que lhe peço é que a Gazeta em texto desta envergadura e importância pudéssemos, ainda que eventualmente, compartilhar com terceiros. Inclusive, talvez esses terceiros, depois haveria a possibilidade de serem novos assinantes. Fica essa difícil sugestão, bem como também meus parabéns por mais uma informação de quilate e eficiência.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • L

                                                                    LSB

                                                                    21/02/2021 20:56:43

                                                                    Caro João, entendo seu apelo (e qto é necessário tais informações chegarem ao máximo de pessoas), mas isso é o ganha pão da GP, do Luciano, etc. infelizmente é um pedido que não pode ser aceito. Exceção: após um prazo, Luciano e cia. encaminharem seus artigos para algum site free - dependendo, é claro, da existência ou não de exclusividade (de fato, não sei as características deste tipo de contrato).

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • G

                                                                  Giba12

                                                                  21/02/2021 16:22:25

                                                                  Acorda, Brasil!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • Z

                                                                    Zequinha

                                                                    21/02/2021 15:42:17

                                                                    Temos que começar a boicotar estas plataformas de mídia sociais para acabar com o poder mesquinho delas!! Eu nunca tive Facebook, Instagram ou Twitter e nunca me fizeram falta nenhuma!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      Luiz

                                                                      21/02/2021 15:40:24

                                                                      Boa Trigo. E quem diria, aqui em Banânia até os guardiãos da Carta Maior, os tiranetes do STF mandam prender e silenciar quem não é da sua grei. A grei de que falo é a esquerdo/vermelhinha, claro. Basta ser bolsonarista, pronto, cadeia nele. O politicamente correto foi encampado pela mídia progressista e tornou-se a praga hodierna. Pior, bem, pior que qualquer corona, né não? Que o exemplo polonês se espalhe pelo mundo. É preciso dar um basta nisso.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      1 Respostas
                                                                      • L

                                                                        Luciano Trigo

                                                                        21/02/2021 22:03:00

                                                                        Obrigado!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • W

                                                                      WILSON

                                                                      21/02/2021 15:36:06

                                                                      Excelente informação !!!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • E

                                                                        Eleide Santana Oliveira

                                                                        21/02/2021 15:26:18

                                                                        A atitude da Polônia deve ser copiada, divulgada é espalhada aos quatro cantos do mundo! 'Cada ação produz uma reação de igual intensidade em sentido contrário. ( I.Newton)".

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • E

                                                                          Eleide Santana Oliveira

                                                                          21/02/2021 15:26:18

                                                                          A atitude da Polônia deve ser copiada, divulgada é espalhada aos quatro cantos do mundo! 'Cada ação produz uma reação de igual intensidade em sentido contrário. ( I.Newton)".

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            Dante Luiz Franceschi Filho

                                                                            21/02/2021 15:20:34

                                                                            Temos que divulgar aos 4 ventos essa excelente iniciativa da Polônia.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              RADAMES MANOSSO

                                                                              21/02/2021 15:12:28

                                                                              O que é globalismo? São as Big Techs. Simples assim. Todos os ovos na mesma cesta. Não tem como dar errado, né?

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • S

                                                                                Santino Aparecido de Oliveira

                                                                                21/02/2021 15:07:51

                                                                                O bom exemplo veio da Polônia e foi seguido pelo jornalista Luciano Trigo, nos fazendo saber deste fato. É bom saber que tem alguém fazendo algo de concreto contra esta ditadura digital. Muito bom!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                1 Respostas
                                                                                • L

                                                                                  Luciano Trigo

                                                                                  21/02/2021 16:23:36

                                                                                  Obrigado!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              Fim dos comentários.