i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Luiz Felipe Pondé

Foto de perfil de Luiz Felipe Pondé
Ver perfil
Contingência

Revolução Russa como tragédia

  • Luiz Felipe PondéPor Luiz Felipe Pondé
  • 26/10/2020 00:40
Estátua de Lênin
| Foto: BigStock

Nos Estados Unidos, a esquerda se chama liberal, com razão. A esquerda que sobrou é filha do liberalismo de John Locke (século 17) a John Stuart Mill (século 19). Um pressuposto básico do pensamento liberal desde Locke é a exclusão da violência como instrumento político legítimo.

A deslegitimação da violência como instrumento político é um fator essencial. Assim como a legitimidade da guerra como continuação natural da política por outros meios, como afirmou Carl von Clausewitz (1780-1831) no seu clássico "Sobre a Guerra", caiu em desgraça, a violência revolucionária teve o mesmo fim.

Restou à política os espaços institucionais e o mercado, que também têm se transformado em poder representativo da República, ainda que indireto, como a mídia o é há muito tempo. Daí o vínculo entre lugar de fala, marketing e cotas.

Mas talvez não tenha sido apenas a política como violência que fosse a justificativa para que os russos realizassem a revolução bolchevista.
A hipótese de Orlando Figes sobre a Revolução Russa em seu "A Tragédia de um Povo: A Revolução Russa (1891 - 1924)" (ed. Dom Quixote) –autor conhecido entre nós pelas suas obras "Uma História Cultural da Rússia" e "Sussurros" (sobre o stalinismo)– é melhor compreendida numa chave trágica. O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que a revolução aconteceu por inúmeras razões que escapam ao controle humano quando vistas numa longa duração entre 1825 e 1924. Como se o descontrole de um número gigantesco de variáveis desenhasse a própria noção de destino trágico traçado por forças que nos escapam do ponto de vista da razão.

A revolução começou em fevereiro de 1917, quando começa a queda do regime czarista, com protestos contra a falta de pão, massacres de gente aleatória, motins no Exército, casais transando nas ruas e sem nenhuma liderança objetiva única. Nem os bolcheviques acreditavam na revolução naquele momento.

Isso não quer dizer que, olhando pontualmente certos momentos na cadeia infinita de fatos, não percebamos a incompetência do Estado czarista no seu vai e vem diante da modernização europeia e a resistência a ela por parte de alguns setores da inteligência russa.

A vastidão infinita da Rússia e seus Estados satélites, a Primeira Guerra Mundial, a precariedade técnica e burocrática, a ignorância e a miséria profundas e a inapetência do "governo provisional" pré-bolchevique são causas identificáveis, mas incontroláveis quando postas lado a lado.

A interpretação forte dessa hipótese nos leva à suposição de que uma revolução dessa magnitude só acontece como tragédia.
Ninguém –nem mesmo Kerenski, Lênin, Trótski ou Stálin, seus protagonistas conhecidos– foi, de fato, senhor do processo. A contingência foi a senhora da história. E quando a contingência é a senhora da casa, estamos na casa da tragédia.

A Revolução Russa, cozida profundamente sob o impacto do racionalismo hegeliano, acabou por se provar anti-hegeliana e antimarxista: não há agente histórico racional capaz de conduzir nenhum processo histórico dessa magnitude.

O liberalismo como tradição exclui qualquer opção violenta e pretende conter toda ação política e social dentro de uma racionalidade institucional. Entretanto, como bem viu Isaiah Berlin (século 20), muito influenciado pela inteligência russa do 19, a liberdade é um recurso bruto: o conflito de valores e atitudes é seu destino. Daí ser ele denominado por John Gray, já no século 21, como o liberal trágico por excelência.

A liberdade como dado bruto representa a cegueira final dos processos históricos. Isso não implica recusa da liberdade, mas sim percepção de que ela, assim como sua mais nova ferramenta, as redes sociais, é da ordem da fissura do átomo e da energia nuclear.
Tolstói, no epílogo da segunda parte do seu "Guerra e Paz", desenhou a melhor teoria da história para esse quadro: a história é cega e resultado de infinitas ações que escapam ao nosso controle cognitivo e a nossa vontade.

Nunca sabemos para onde vamos. Somos agentes da contingência, e não de um processo histórico racional.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Maurício Martins Saraiva

    06/01/2021 14:28:11

    A liberdade, em última análise, é uma arena, e Hobbes percebeu isso antes de todos. Mas eu adoto certos pressupostos metafísicos de Direito Natural (como Locke) que minimizam essa visão trágica da História e nos faz ver um sentido positivo para além do caos irracional aparente. Depois dos bolcheviques, veio a Glasnost.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maurício Martins Saraiva

      06/01/2021 14:27:07

      A liberdade, em última análise, é uma arena, e Hobbes percebeu isso antes de todos. Mas eu adoto certos pressupostos metafísicos de Direito Natural (como Locke) que minimizam essa visão trágica da História e nos faz ver um sentido positivo para além do caos irracional aparente. Depois dos bolcheviques, veio a Glasnost.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        graciele mercedes de oliveira rocha

        29/10/2020 21:38:02

        "A história repete-se sempre, pelo menos duas vezes", disse Hegel. Karl Marx acrescentou: "a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa."

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          sansão

          27/10/2020 1:18:10

          pondé, 210 milhões de habitantes , 15 pessoas interagindo, vc não se sente envergonhado???

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • M

            Maurício Martins Saraiva

            06/01/2021 14:30:02

            Quem deveria se envergonhar não eram os 209.999.985 restantes?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • S

          SERGIO RODRIGUES MARTINS

          26/10/2020 23:58:39

          Na essência o artigo faz sentido! Porém, a esquerda, se deixada solta, destrói tudo!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • O

            Oliveira

            26/10/2020 23:25:48

            Mais um texto do Pondé com tendência de passar pano, misturando alhos com bugalhos. Não há grandes surpresas no q aconteceu na Rússia, visto q Lenin tinha o exército na mão e um povo pra mais de 95% de miseráveis armados com ancinhos enferrujados. O czarismo tinha óbvios problemas, mas nada justifica o q Lenin fez com a família - os trucidou na ponta da baioneta, crianças inclusas, no meio da noite. Os vermelhos eram um bando de sociopatas, e continuam sendo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              Adami

              26/11/2020 10:56:24

              Acredito que você não compreendeu a mensagem. Seja revolução russa, nazista ou da inconfidência mineira, seja com ou sem líderes, parte de um processo natural ou espontâneo por parte dos seus membros. No caso da revolução russa de 1917 foi feita aos traços e barrancos, de forma desestruturada e trágica, seja pelo modus operandi ou pelos seus efeitos. Nada o povo poderia fazer para contê-la.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • O

            oscar araya

            26/10/2020 22:56:23

            Pago assinatura para ler isto. Parabéns!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              LSB

              26/10/2020 17:06:21

              Muito bom o texto... mas tb vou descordar acerca da suposta “aposentadoria” da violência política: o sec. XX foi construído na base da violência política e chantagens... ocupações, invasões, vandalismos e quebra quebra foram a tônica dos progressistas e reformadores sociais (carpinteiros do universo). E academia e imprensa sempre legitimando: “não concordo com a violência, MAS...” ou seja, sempre houve o “MAS” q concluía a chantagem: ou cede ou os violentos terão o direito de serem violentos. A mentira, a distorção e a fraude capitaneadas pela “esquerda” foram os esteios dos estados ocidentais no sec XX... sec XXI será a ressaca...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • M

                Maurício Martins Saraiva

                06/01/2021 14:19:50

                Pondé só afirma que o liberalismo político rompeu com a violência como instrumento legítimo, e não que a violência tenha sido aposentada por todos. Já os Jacobinos a praticaram largamente, porque não eram liberais.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              Joaquim Corrêa Lopes

              26/10/2020 16:55:52

              O bolshes só queriam o poder, a repressão aos marujos de kronstadt mostra bem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Emerson

                26/10/2020 16:25:54

                Pondé sempre pontiagudo em suas colocações. Simplesmente maravilhoso texto. Não tem como ficarmos maquiando defuntos frescos. A verdade dói, mutila e massacra a quem prefere a mentira nua e crua.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luigi Tenco

                  26/10/2020 15:27:37

                  Se todos os esquerdistas fossem obrigados a falar somente a verdade, nenhum deles chegaria mais ao poder. O pior inimigo da esquerda é a verdade.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luigi Tenco

                    26/10/2020 15:19:28

                    A esquerda só chega ao poder mentindo, e só se mantém no poder mentindo mais ainda ou calando a boca da oposição, PRENDENDO E/OU MATANDO O OPOSITOR!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      sansão

                      26/10/2020 11:54:48

                      Mais um artigo fomentando o ódio ideológico no folhetim da provincia. Alô POLICIA FEDERAL!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • E

                        Eduardo P.

                        28/10/2020 16:54:20

                        Então o Sansão floquinho de neve não aguenta ler um artigo? Seja homem e pare de frescura rapaz!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo Soares Blessmann

                        26/10/2020 20:45:59

                        Artigos como este não são para ti.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • S

                      salcutrim

                      26/10/2020 11:12:13

                      A esquerda sempre foi violenta. Ontem e hoje e sempre será. Esquerda nao gosta de pobre, negro ou gay. Esquerda gosta de quem esta do seu lado. Se voce for preto e fala mal da esquerda, logo sera excecrado e combatido como inimigo numero um do estado. A esquerda se baseia no ódio para governar. Seu método é a destruição de tudo sem colocar nada no lugar, somente o caos. Nas artes, destroi a beleza e choca. Na universidade, destroi a excelência e traz a diversidade. Na vida social destroi a família e traz o nada. Enfim, tudo o que a esquerda faz é destruir, da liberdade a economia e com violência.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • F

                        Fábio Viana Ribeiro

                        26/10/2020 13:13:01

                        Outra excelente análise; tão perspicaz quanto o próprio texto do Pondé (que forçou o raciocínio nesse particular, sobre o papel da violência).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • S

                      salcutrim

                      26/10/2020 11:11:14

                      A Esquerda sempre foi violenta. Ontem e hoje e sempre será. Esquerda nao gosta d epobre, negro ou gay. Esquerda gosta de quem esta do seu lado. Se voce for preto e fala mal da esquerda, logo sera excecrado e combatido como inimigo numero um do estado. A esquerda se baseia no ódio para governar. Seu método é a destruição de tudo sem colocar nada no lugar, somente o caos. Nas artes, destroi a beleza e choca. Na universidade, destroi a excelência e traz a diversidade. Na vida social destroi a família e traz o nada. Enfim, tudo o que a esqeurda faz é destruir, da liberdade a economia e com violência.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Plinio

                        26/10/2020 10:17:29

                        Black lives matter e Black blocs desmentem a tese de pacífica esquerda americana. Como KKK não é pacífica.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Plinio

                          26/10/2020 10:16:41

                          Black livre manter e Black blocos desmentem a tese de pacífica esquerda americana. Como KKK não é pacífica.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • U

                            Ulisses

                            26/10/2020 8:35:18

                            A falsa impressão de controle é mais uma tentativa desesperada? Ou questão de sobrevivência? É possível pensar em relação ao conceito de acidente desse mesmo modo?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.