• Carregando...
“Missão mais importante da nossa geração”, diz comandante do Exército  sobre Covid-19
| Foto:

O Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol, gravou um vídeo com uma mensagem de ânimo e incentivo às tropas durante a pandemia de coronavírus, que classificou como "a missão mais importante da nossa geração". Em tom ameno e firme, reforçou a importância dos cuidados e da prevenção e detalhou as ações já planejadas pelas Forças Armadas.

O general foi colega do atual presidente Jair Bolsonaro na AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras, mas teve uma longa carreira de sucesso, com inúmeras condecorações e reconhecimento nacional e internacional. Completou 12 anos no posto de General do Exército e assumiu a difícil tarefa de substituir um nome muito emblemático e influente, o General Villas Bôas.

A vida acadêmica do atual Comandante do Exército é impecável, um dos raros exemplos do que se chama de "tríplice coroado", primeiro colocado nas turmas de cavalaria da AMAN, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Continou os estudos na lendária Escola de Blindados do Exército dos Estados Unidos Fort Knox e, além disso, formou-se em Operações de Informações.

Além do perfil acadêmico impecável, o General Pujol é conhecido por ter apetite e talento para comandar. Foi, assim como o General Mourão, chefe do Comando Militar do Sul, cujas tropas representam 70% do Exército brasileiro.

O pronunciamento do Comandante chama a atenção porque o General Pujol é conhecido pela discrição. Não gosta de redes sociais, como passaram a gostar tantos outros militares e não é dado a circular pelo meio político. Entre os oficiais, é conhecido como "homem de poucas mas firmes palavras". Não é um vídeo como outro qualquer.

Raramente o atual Comandante do Exército fala em público. Durante a campanha do presidente Bolsonaro, por exemplo, apareceu só uma vez, em palestra na Associação Comercial do Rio Grande do Sul, sua terra natal, para afirmar com todas as letras que "intervenção militar não é a solução". É muito próximo do ministro da Defesa e do general Heleno, com quem participou da Força de Paz no Haiti.

Transcrevo o pronunciamento do Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol:

"Integrantes da Força Terrestre e da nossa grande Família Verde-Oliva,

Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros.

O momento é de cuidado e de prevenção; mas, ao mesmo tempo, de muita ação por parte do Exército Brasileiro. Para tanto, o nosso Exército está integrado ao esforço de toda a Nação, sob a coordenação do Ministério da Defesa e junto às Forças irmãs.

Após o rápido e minucioso exame da situação, que se mostra extremamente dinâmica, para fazer frente a essa ameaça, diretrizes foram expedidas pelo Comando do Exército e, em nível setorial, pelo Comando de Operações Terrestres, pelo Departamento-Geral do Pessoal e pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército, bem como de orientações voltadas para a prevenção e ao combate do coronavírus no seio da família militar.

Além disso, foram elaborados planos para nossa participação em operação conjunta coordenada pelo Ministério da Defesa. Também criamos uma página especial no Portal do Exército para disponibilizar ao nosso público o máximo de informações.

Agora, depois de todas essas medidas iniciais, julgamos que é o momento oportuno para lhes dirigir esta mensagem de estímulo e de confiança.

Uma de nossas responsabilidades para com a Nação, particularmente neste momento de crise, é de que a nossa tropa deve manter a capacidade operacional para enfrentar esse desafio e poder fazer a diferença.

Talvez seja a missão mais importante da nossa geração. Assim, estamos implementando medidas para salvaguardar a saúde e a higidez de todos nós... Soldados! Da mesma forma, os estabelecimentos de ensino adotaram cuidados especiais com intuito de proteger seus instrutores e alunos.

É importante lembrar que, neste momento, os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente. Diuturnamente, esses profissionais estão dando exemplos de coragem e comprometimento na luta contra os efeitos indesejáveis dessa doença.

Toda a Família Verde-Oliva deve seguir as orientações oficiais dos órgãos governamentais e do Sistema de Saúde do Exército. Nossa Reserva Pró-Ativa, nossos pensionistas e familiares fazem parte dessa mobilização.

Estamos e estaremos sempre juntos, apoiando nossos guerreiros.

Contamos com a ajuda de todos, porque o momento exige união, organização e especial cuidado com a própria saúde e a dos que nos cercam, para que possamos superar mais esse desafio que a história do nosso País nos apresenta.

O Braço Forte atuará se for necessário, e a Mão Amiga estará mais estendida do que nunca aos nossos irmãos brasileiros.

A todos a certeza de que, parafraseando a nossa canção, se a nossa Pátria amada está sendo ameaçada: lutaremos sem temor!"

*colaborou: Edilson Salgueiro Jr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]