O aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou em 2023 mais um ano de crescimento, seguindo a tendência a partir de 2021. De acordo com a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, 5.565.815 viajantes passaram pelo aeroporto no ano passado, um aumento de 13,84% em relação a 2022.
Esse crescimento faz com que a CCR Aeroportos projete um crescimento ainda maior para 2024, superando o volume de passageiros do período pré-pandemia. Em 2019, o Afonso Pena registrou 6.405.506 viajantes passando pelo terminal que ainda era administrado pela Infraero.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Para o gerente do aeroporto, Eden Pisani Junior, o crescimento registrado no balanço anual reforça a caminhada de crescimento do terminal nos últimos anos. “Estamos trabalhando para colocar o Afonso Pena em destaque no setor aéreo brasileiro e temos tido sucesso até aqui. Este crescimento é resultado tanto do esforço de nossos colaboradores, quanto das parcerias que temos fomentado com as companhias aéreas, um esforço que tem é fundamental para os resultados que temos obtido. A meta é seguirmos nessa trajetória de crescimento ao longo de 2024”, afirma.
Administrado pela CCR Aeroportos desde 2022, o aeroporto está recebendo uma série de obras e melhorias que devem transformar o terminal nos próximos anos, incluindo a construção da terceira pista que deverá ser entregue até o final de 2026. Além do aumento do número de passageiros, o Afonso Pena tem registrado um significativo crescimento na quantidade de lojas e serviços oferecidos dentro do sítio aeroportuário, além do crescimento de rotas cargueiras internacionais que subiram de seis para dez ao longo de 2023, consolidando o terminal como o quinto do país em volume de importações de produtos.
Outro marco importante do ano do aeroporto foi a ampliação das opções de rotas comerciais internacionais com a inclusão de quatro voos semanais para Montevidéu desde o último mês de outubro. Além da capital uruguaia, o Afonso Pena tem rotas diretas para Buenos Aires e Santiago.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião