Ouça este conteúdo
O Hospital Angelina Caron (HAC) inaugurou o seu novo Hospital Dia, uma modalidade de atendimento com foco em procedimentos de média e baixa complexidade, que permite que os pacientes recebam alta até às 18h. Ao todo, foram investidos R$ 2,7 milhões no espaço, incluindo a mão de obra, as instalações, o mobiliário e os equipamentos médicos.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O Hospital Dia atende pacientes particulares e de convênios (17 convênios atendidos) e, também, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa é realizar mais de 5 mil cirurgias por ano, um aumento de 10% em relação ao fluxo atual.
O novo espaço conta com quatro salas cirúrgicas exclusivas para procedimentos do Hospital Dia, além das 12 salas cirúrgicas já em funcionamento no HAC, totalizando 16 salas no complexo hospitalar Angelina Caron. O projeto prevê a ampliação dos horários de atendimento, que passará a ser das 7h às 19h.
Segundo o superintendente assistencial do HAC, Rodrigo Theodoro Belila, a modalidade vai agilizar o atendimento, sempre garantindo segurança e eficácia para todos os pacientes. “O Hospital Dia é uma alternativa intermediária, entre a internação e o atendimento ambulatorial, permitindo a realização de procedimentos médicos em curto espaço de tempo, otimizando assim o uso dos recursos hospitalares e do tempo da equipe e dos pacientes. Seguindo todos os parâmetros de segurança estabelecidos, o formato é viável em hospitais que contam com tecnologia de ponta e um corpo clínico capacitado”, conta.
A estrutura, que conta com instalações modernas e sofisticadas, fica localizada em um ambiente separado das enfermarias, dos apartamentos e da UTI, recebendo apenas os pacientes que irão realizar procedimentos cirúrgicos e terão alta no mesmo dia. Como uma forma de evitar complicações desnecessárias para casos mais simples, a exclusividade obtida no formato diminui os riscos de contaminação e de infecções.
“Atendimentos de diversas especialidades podem ser realizados no Hospital Dia, como a cirurgia de catarata, o desvio de septo nasal, a retirada das amígdalas, vasectomia, circuncisão e até algumas cirurgias oncológicas. Esses procedimentos permitem a liberação do paciente em até 12 horas”, explica Belila.