A sinalização de uma melhora nos índices da pandemia e a retomada dos deslocamentos internos levou as companhias aéreas brasileiras a não apenas retomar em 2021 voos suspensos em 2020 como a criar novas rotas nos aeroportos paranaenses. Novas ligações das cidades do Paraná com destinos regionais ou nacionais estão disponíveis desde a virada do semestre.
A Azul foi a empresa que mais investiu em novas rotas no estado, fazendo novas ligações entre a capital paranaense e cidades importantes do interior do estado. Os novos voos são Curitiba - Cianorte, três vezes por semana; Curitiba - Telêmaco Borba, três vezes por semana; Curitiba - Campo Mourão, três voos semanais; Curitiba - Guaíra, três voos semanais; Curitiba - Francisco Beltrão; em dois voos semanais; Curitiba - Paranavaí, duas vezes por semana; Curitiba - Cornélio Procópio, duas vezes por semana; Curitiba - União da Vitória, duas vezes por semana.
Além da estratégia de apostar na malha aérea regional paranaense, a Azul oferece entre dezembro e janeiro uma série de voos para a demanda turística. São as rotas Curitiba - Porto Seguro, três vezes por semana; Curitiba - Maceió, uma vez por semana; Curitiba - Natal, uma vez por semana; Maringá - Rondonópolis, duas vezes por semana; Maringá - Cuiabá, três vezes por semana; Maringá - Navegantes, duas vezes por semana; Maringá - Porto Seguro, uma vez por semana; Londrina - Cuiabá, três vezes por semana; Londrina - Navegantes, duas vezes por semana.
Também entra na listagem Foz do Iguaçu - Cuiabá, duas vezes por semana; Foz do Iguaçu - Belo Horizonte, quatro vezes por semana; Foz do Iguaçu - Porto Seguro, duas vezes por semana; Foz do Iguaçu - Navegantes, em voos diários; e Foz do Iguaçu - Salvador, duas vezes por semaana.
A Gol, por sua vez, optou por duas novas linhas para atender a demanda turística. As conexões Curitiba-Salvador e Curitiba-Maceió estão disponíveis somente nos meses de dezembro e janeiro, mas a empresa não revelou a frequência semanal.
A Latam não estreou novos voos em 2021, mas anunciou que pretende ampliar a sua malha aérea no estado a partir do primeiro trimestre de 2022. A empresa quer voos diretos de Curitiba para seis novos destinos: Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Belo Horizonte (Aeroporto de Confins – Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará) e as cidades do interior Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.
Além das grandes da aviação comercial, empresas menores aumentaram a oferta de voos no Paraná. A paranaense Aerosul, de Arapongas, por exemplo, passou a operar os voos Curitiba-Caçador, Curitiba-Florianópolis, Curitiba-Londrina e Londrina-Florianópolis, todos eles diários.
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