A Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, está completando 26 anos de operação da fábrica instalada em Londrina, no Norte Paraná. Inaugurada em 1998, a unidade fabril é uma das 11 instalações do Grupo Schindler espalhados pelo mundo, e fornece elevadores, escadas e esteiras rolantes para todo o território nacional, além de ser polo exportador para a América Latina.
Com 172.500 metros quadrados de área total, a planta se destaca pelos avanços tecnológicos que envolvem linhas de produção e logística interna. As iniciativas permitem a realização de adaptações constantes para que sua capacidade de produção esteja sempre de acordo com a demanda dos clientes, podendo adaptá-la facilmente em casos de aquecimento de mercado para uma determinada linha ou tecnologia.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
A fábrica de Londrina também tem investido em diversas ações para reduzir o seu impacto ambiental, como a otimização do consumo de energia – 100% da energia consumida é advinda de fontes renováveis certificadas-, a gestão eficiente de resíduos e a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção.
A unidade possui uma política de sustentabilidade baseada em todas as regulamentações de um sistema de gestão integrado SGI com certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45000 (Gestão de Saúde e Segurança). No Brasil, a Atlas Schindler é a primeira empresa do mercado de transporte vertical a conquistar as certificações ISO 14001 e ISO 45000. No total, menos de 3 mil empresas detêm a certificação ISO 14001 no país.
Na etapa de descarte, a fábrica de Londrina recicla 95% dos resíduos de produção. Os componentes para os elevadores são embalados em materiais recicláveis e ecologicamente corretos, como papelão e madeira. A unidade fabril monitora, ainda, indicadores de água e energia com o objetivo de melhorar continuamente a eficiência energética e reduzir o consumo de recursos naturais. Além disso, desde 2023, a fábrica adota o padrão aterro zero.
“Estamos muito orgulhosos de nossa trajetória em Londrina. Temos um mercado pujante e muito importante para a indústria de elevadores no país. Ficamos muito felizes em contribuir com este segmento, melhorando o desempenho e impacto ambiental dos nossos serviços e produtos. Ao celebrarmos 26 anos de operação, reafirmamos nosso compromisso com soluções que contribuam para a construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis. Acompanhamos diariamente o que há de mais moderno na indústria de transporte vertical para levarmos equipamentos cada vez mais sustentáveis, tecnológicos, confortáveis e seguros para o usuário final”, comenta João Ricarte, Diretor Industrial e Supply Chain da Atlas Schindler.
Ao longo dessas mais de duas décadas, a empresa se consolidou como um importante pilar da indústria local, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico da região. A Atlas Schindler ampliou seu parque fabril para incorporar a produção local da linha global de elevadores modulares Schindler, expandiu sua capacidade exportadora e concluiu em 2023 à implantação do Centro de Serviços Compartilhados para organização e integração de processos e otimização de recursos e sistemas de toda a operação brasileira.
Eleições municipais cumprem etapa do plano da direita para comandar o Senado em 2027
Judiciário impulsiona ascensão do PSOL como protagonista da agenda abortista
Padres e pastores são alvos de processos por homofobia; IBDR faz abaixo-assinado
Como foi o desempenho dos políticos nas cidades mais atingidas pelas enchentes no RS
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião