Uma das maiores redes de materiais de construção do país, a Balaroti planeja aumentar de R$ 500 mil a R$ 700 mil o faturamento mensal com o pagamento de compras com o Saque Aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
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A empresa paranaense é uma das primeiras redes varejistas do setor a adotar o pagamento direto nessa modalidade. Uma das principais vantagens é de que o pagamento com o Saque Aniversário dispensa consulta no SPC e Serasa.
A compra é digital. O vendedor registra o orçamento no sistema e envia ao cliente um link pelo Whatsapp com o formulário de contrato, que deve ser preenchido com nome completo, e-mail, celular, CPF, data de nascimento e documento de identificação com foto e prova de vida, que devem ser os mesmos do optante pelo saque. Preenchido o contrato, o cliente recebe um token para adicionar a assinatura eletrônica e liberar o pagamento.
Uma das principais ações do governo federal para estimular o consumo, o Saque Aniversário surgiu em 2019 e ganhou força ao longo da pandemia. A operação permite o resgate anual de parte do FGTS no mês de aniversário do trabalhador.
O valor retirado no Saque Aniversário depende do quanto está depositado no fundo. São sete faixas de saque, que vão de 50% do total depositado para quem tem até R$ 500 no FGTS até 5% do valor depositado para quem tem acima de R$ 20 mil no fundo.
Aumento nas vendas
Em poucos meses, a Balaroti já teve aumento no volume de vendas com a modalidade de pagamento nas 29 lojas da rede no Paraná e em Santa Catarina - 18 só em Curitiba e Região Metropolitana. O ticket médio de compras nas lojas com o Saque Aniversário é de R$ 2,5 mil. Valor que é maior do que o ticket médio de compras gerais no segmento de materiais de construção, que está em R$ 1,3 mil.
“A situação econômica atual fez com que muitos clientes não conseguissem concluir as obras por falta de crédito. Resgatar este dinheiro que está parado tem sido a solução para quem quer terminar sua obra ou pretende reformar e construir nos próximos meses", aponta o diretor comercial da Balarotti, Humberto Zorzet, em nota da empresa.
O diretor comercial da Balaroti enfatiza ainda que a nova opção de pagamento vem em boa hora, com a proximidade do fim de ano, quando as vendas aumentam com Black Friday e Natal. "Estamos na expectativa de aumento no percentual de vendas e movimentação do setor neste segundo semestre. Não atuamos em um segmento sazonal, mas o final do ano costuma ser o período em que as pessoas investem mais em seus lares, para receber convidados nas festividades ou poder acompanhar as obras no período de férias”, avalia Zorzet.
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