A TOTVS, empresa líder em soluções de tecnologia para gestão empresarial na América Latina, firmou uma parceria estratégica com a BW8 Martech, uma empresa de Londrina, no Norte Paraná, especializada em integração de marketing e tecnologia, e inteligência artificial, para desenvolver uma solução inovadora no Brasil, que projeta economia de milhões nos próximos anos.
A parceria com a BW8 ressalta o papel de Londrina como um centro de inovação, colocando o Brasil em evidência no desenvolvimento de soluções empresariais avançadas baseadas em inteligência artificial.
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O projeto, pioneiro no país, automatiza as respostas às RFPs (Propostas Comerciais) e RFIs (Request for Information), que são pedidos de propostas e informações, como cotações e solicitações de dados, utilizando inteligência artificial para preencher automaticamente os formulários com as respostas mais adequadas, reduzindo o tempo e o esforço necessários para completar essas tarefas, o que é considerado um processo complexo.
Segundo Willian Crizostimo, CEO da BW8, a iniciativa surgiu como resposta a um desafio crítico: o elevado custo operacional e a baixa taxa de conversão dessas propostas feitas de maneira manual, que impactam o tempo de resposta. “A automação promete não apenas reduzir esses custos, mas também aumentar a competitividade da empresa no mercado. Estimamos uma economia de R$ 6 milhões nos próximos dois anos, além de uma melhoria significativa na performance operacional”, explica.
A solução destaca-se pela capacidade de integrar dados de diversas fontes, unificando bancos de dados, bases de conhecimento e grandes volumes de informações. Isso permite à ferramenta analisar os requisitos das RFPs e preenchê-las automaticamente com as respostas mais adequadas, além de avaliar a precisão das respostas e gerenciar equipes de avaliação de forma automatizada.
“A hiperautomação trabalha com diferentes tipos de dados, organizados ou não, garantindo flexibilidade e eficiência na execução de tarefas complexas”, detalha. A tecnologia também oferece um ambiente dedicado ao monitoramento das respostas, permitindo acompanhar em tempo real as perguntas não respondidas pela inteligência artificial e atribuí-las aos especialistas humanos quando necessário.
Além disso, a plataforma acompanha o tempo gasto por cada especialista nas intervenções manuais, fornecendo à TOTVS controle detalhado dos custos associados ao processo, o que facilita a tomada de decisões estratégicas. Com uma base de conhecimento que se atualiza automaticamente, o processo é mais eficaz a cada nova utilização, ampliando sua capacidade de lidar com cenários diversos. A previsão é que a ferramenta seja implementada em todas as unidades da TOTVS no Brasil.
Outro projeto desenvolvido pela empresa londrinense foi aplicado no Grupo Marajó, que administra concessionários de seis diferentes marcas. Especialistas criaram uma plataforma que sincroniza vendas, marketing e operações, além do uso da inteligência artificial para otimização de captação de clientes (leads) e recomendações. O resultado foi um aumento de 40% na taxa de conexão entre os possíveis clientes e vendedores nos primeiros dias. Em um mês, 35% dos atendimentos foram automatizados, gerando mais de 900 interações sem necessidade de expansão da equipe. O custo para conseguir novos clientes foi reduzido em 25%, otimizando os recursos financeiros.
Além disso, o projeto desenvolvido para o Grupo foi integrado ao sistema do Detran, o que acelerou a captura de veículos seminovos para o estoque das lojas por meio de um chatbot. Ao receber a placa do veículo, o software obtém todas as informações para o cadastro.
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