• Carregando...
Cooperativa Witmarsum
Cooperativa Witmasrum é especializada na produção de queijos.| Foto: Divulgação/Cooperativa Witmarsum

A Cooperativa Witmarsum foi reconhecida com o Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e World Resources Institute (WRI). Em seu primeiro ano de participação, a cooperativa apresentou um Inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no Registro Público de Emissões do programa.

A conquista é resultado da participação da Cooperativa Witmarsum no Projeto Piloto de Neutralidade de Carbono e Emissão de Gases de Efeito Estufa realizado pela OCB em parceria com a FGV. O Inventário é um diagnóstico que determina as fontes de emissões das atividades produtivas e quantifica o lançamento na atmosfera. Fazer essa contabilidade significa organizar corretamente a quantidade de emissões e suas origens, fundamental para que as organizações cumpram seus acordos e metas de descarbonização.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“Nós como cooperativa e agroindústria acreditamos que esse selo é um primeiro passo no caminho para evidenciar que o agro tem um papel de protagonismo positivo nas questões climáticas. A agricultura de baixo carbono mostra-se uma estratégia valiosa não só porque o mercado está buscando mais sobre o tema, mas porque é uma alternativa para o produtor e todos os elos da cadeia produtiva realizarem um melhor manejo dos seus sistemas produtivos. Este reconhecimento que o inventário nos dá, é um marco importante em nossa jornada e demonstra o nosso compromisso em garantir qualidade e produtividade sustentáveis para as próximas gerações”, diz fael Wollmann, diretor de operações da Cooperativa Witmarsum.

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.

Seu principal objetivo estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários no Registro Público de Emissões. O PBGHG também atua na capacitação de organizações-membro para elaboração de inventários organizacionais de GEE, oferecendo treinamentos sobre o método do GHG Protocol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]