• Carregando...
Caminhões fazendo a terraplanagem do terreno onde serão instalados mais silos da unidade da Cooperitaipu em Ampére.
Obras para ampliação do imóvel comprado pela Cooperitaipu para se instalar em Ampére já começaram.| Foto: Divulgação

A Cooperitaipu, cooperativa agropecuária de Pinhalzinho, em Santa Catarina, vai investir R$ 35 milhões para se instalar em Ampére, no Sudoeste do Paraná. O investimento envolve a implantação de uma unidade cerealista, com estrutura para secagem e armazenagem de grão, e de uma loja agropecuária. A filial em Ampére será a primeira da cooperativa fora do estado de Santa Catarina.

“O Paraná é um grande produtor de milho e trigo - e nós precisamos de bastante milho para fazer ração e de bastante trigo para abastecer nossas fábricas de farinha”, diz o presidente da cooperativa, Arno Pandolfo, sobre a decisão de se instalar no Paraná. As rações produzidas pela Cooperitaipu são parcialmente utilizadas pelos próprios cooperados para a criação de suínos e bovinos - e parcialmente comercializadas de forma mais ampla, enquanto as farinhas são vendidas para terceiros.

A ideia é que a unidade de Ampére funcione como um polo, agregando a produção de diversos municípios na região. Por enquanto, a cooperativa não tem planos concretos para investir em novas unidades no estado, mas a opção não é descartada.“Vamos começar aos poucos. Dependendo de como for ali, podemos ir mais para frente. Mas a intenção é mexer com vários municípios que ficam ao redor de Ampére”, diz Pandolfo.

Estrutura em Ampére

A estrutura da cerealista será implantada na antiga sede de outra indústria do tipo, às margens da PR-182. Para receber grãos como trigo e milho, o espaço será ampliado para contar com mais silos e ter capacidade de armazenamento para 300 mil sacos de cereais.

As obras, que já foram iniciadas, devem ficar prontas em um ano. Até lá, o local será usado para transbordo e os cereais que chegarem ali serão encaminhados para a unidade da cooperativa em Campo Erê, na divisa entre Santa Catarina e o Paraná.

A loja de produtos agropecuários será instalada dentro do perímetro urbano de Ampére, em um imóvel de aproximadamente 500 metros quadrados. Além de oferecer produtos voltados para a produção agrícola e pecuária a produtores da região, o espaço vai abrigar um depósito de defensivos agrícolas e fertilizantes da cooperativa. O espaço também será reformado e deve operar a partir de março de 2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]